quarta-feira, 26 de setembro de 2012

ROBÔ QUE LIMPA CASA



No Québec e no Canadá em geral. Não existe "empregada" ou "diarista". Até existem pessoas que trabalham com limpeza de casas, mas não é como no Brasil. A limpeza é só "onde o bispo passa". Na prática, todos se viram.... 
Quem tem criança e/ou animal de estimação.... tem que estar sempre limpando, ainda mais no inverno, já que a casa fica praticamente selada e a poeira gerada por nós mesmos fica presa no interior, apesar de existir um sistema de ventilação. O pior é a sensação de "enxugar gelo"....Felizmente, hoje já existem robôs que são capazes de limpar a casa. 
Entre os vários tipos: aspiradores, "mops" e "lavadores". Os robôs aspiradores são a maioria. Eles são umas "rodelas" de uns 30 cm de diâmetro por 10 cm de altura mais ou menos com rodinhas e sistemas de escovas em baixo e um aspirador. Eles rodam pela casa aspirando a sujeira e, nos modelos mais modernos, voltam automaticamente para a base de recarga. Ao andar, ele solta pequenos jatos de água, as escovinhas "raspam" o chão e o aspirador recolhe a água suja para um compartimento interno e sujeira.
Esses robôs custam entre 200 e 400 dólares, dependendo do modelo. “Podemos ligá-los ao sair de casa pela manhã e, ao retornar, a limpeza está feita.”
Tem um robô "cego". Ele efetua a limpeza se movendo pelo ambiente em padrões circulares, linhas retas e diagonais. Ele possui sensores de impacto para detectar obstáculos. Se ele trombar com um obstáculo, ele recua, muda de direção ou tenta contornar, dependendo da situaćão. Assim, ele bate bastante nos móveis da casa. Como ele não "sabe" realmente a sua posição, ele acaba passando várias vezes no mesmo local, o que é bom por ter mais chances de aspirar a sujeira e ruim porque demora mais para terminar. No quesito limpeza, o resultado é bom e os proprietários se dizem satisfeitos.
Ao final da limpeza, ele retorna automaticamente para a base de recarga. A manutenção é simples. Após a limpeza, basta retirar o reservatório de detritos pela parte de cima, destacar o filtro e jogar a sujeira no lixo. As escovas na parte de baixo exigem muito pouca manutenção, já que elas não são feitas de fibras, como uma escova normal, mas de palhetas de borracha. Em geral, a manutenção demora menos que 1 minuto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário