quarta-feira, 29 de agosto de 2012

MARTÍN CHAMBI NA FASS






A Galeria FASS apresenta uma série de 24 imagens inéditas do fotógrafo peruano Martín Chambi (1891-1973), até o dia 20 de outubro. Apontado como o primeiro fotógrafo indígena latino-americano. Selecionado pelo seu neto, Teo Chambi, o conjunto de imagens é exibido pela primeira vez no Brasil. Paisagens do Peru e retratos, realizados de 1927 a 1943. De origem camponesa, Chambi teve como mestre na fotografia Max T. Vargas, um célebre fotógrafo de Arequipa, que também o auxiliou em sua primeira mostra.
A pesquisa resulta em uma grande exposição no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), em 1979, que circula por museus e universidades americanas, passa também pelo Canadá e termina na Photographer’s Gallery, de Londres.
Em 1981, é organizada outra importante mostra de Chambi, que circula por Zurique, Berlim, Madrid e Rotterdan. Em 1984, uma mostra similar a esta, é apresentada em Veneza, por Juan Carlos Belón, que pontua a obra de Chambi como um dos paradigmas da ficção da fotografia documental.
Segundo seu neto, Teo Allain Chambi, fotógrafo e diretor da fundação que cuida da sua obra, Martín Chambi é o primeiro fotógrafo de sangue indígena a retratar seu próprio povo com altivez e dignidade somadas a um altíssimo nível técnico, um olhar excepcional e um magistral domínio da luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário