domingo, 12 de agosto de 2012

FESTIVAL DE CULTURA E GASTRONOMIA DE TIRADENTES





Reune os principais chefs da cozinha brasileira e artistas conceituados para uma imersão na cultura, alta gastronomia e muita brasilidade. Na 15ª edição com o tema "Uma viagem pela gastronomia regional", entre os dias 24 de agosto e 02 de setembro na cidade de Tiradentes, em Minas Gerais. 
Evento dividido em duas etapas. A primeira, expedição que percorreu 51 cidades e seis estados brasileiros (Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Ceará, Amazonas e Rio Grande do Norte) a fim de desvendar a identidade gastronômica do país. Revelou a riqueza da gastronomia brasileira. 
Durante os dez dias de festival, Tiradentes recebe os disputados cursos, workshops, degustações, shows, exposições e teatro, além dos disputados festins. Preparados por dois chefs, um de cada estado da expedição. Pernambuco e Amazonas serão representados pelos chefs André Saburó (Taberna Japonesa Quina do Futuro) e Felipe Schaedler (O Banzeiro); Rio de Janeiro e Ceará, por Kátia Barbosa (Aconchego Carioca) e Marco Gil (Sah); Minas Gerais e Rio Grande do Norte, por Ivo Faria (Vechio Sogno) e Tadeu Lubambo (Camamo). Destaque internacional: do Chile, Venezuela e Peru. São eles: Matias Palomo (Sukalde) e Tomás Olivera (Restaurant Casamar) de Santiago; Sumito Estévez (Sumito) e Nelson Méndez (Biarritz) de Caracas e Diego Muñoz (Astrid & Gastón) e Virgilio Martínez (Central Restaurant), de Lima. 
A participação mais esperada é do chef Jordi Roca, do restaurante El Celler de Can Roca, na Catalunha, Espanha, eleito o segundo melhor restaurante do mundo segundo a lista The San Pellegrino's 50 Best, da revista Restaurant. 
Atrações dos estados percorridos pela equipe do Festival. Mais de 20 apresentações musicais, que incluem chorinhos, MPB e jazz, além de 18 apresentações de teatro e dança. São artistas já reconhecidos em seus respectivos segmentos e grandes revelações das artes, como o compositor e violonista Thiago Delegado (MG), o trio instrumental Saracotia (PE), o Teatro Máquina (CE), a Cia Cacos de Teatro (AM), o músico Márcio Bahia e Turíbio Santos, considerado pela crítica e por especialistas como um dos maiores violonistas clássicos da atualidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário