sábado, 11 de agosto de 2012

“ATÉ QUE A RUA NOS SEPARE” EXPOSIÇÃO DA DUPLA MAURÍCIO DIAS E WALTER RIEDWEG COM ESTATÍSTICA APAVORANTE






A partir de quinta-feira (16/08), no Centro de Artes Hélio Oiticica, no Centro. O trabalho “Devotionalia”, apresenta 1.925 cópias em cera de mãos e de pés (os chamados ex-votos) feitos por meninos de rua em 1995. “Era uma época violenta, quando aconteceram as chacinas da Candelária, de Vigário Geral e tantas outras. Das 600 crianças com quem tiveram contato, dez anos depois descobriram que mais da metade delas havia morrido de forma violenta.
Ele e Walter montaram um ateliê ambulante e percorreram 18 pontos da cidade, entre ruas e favelas, de Niterói à Zona Oeste, passando pelo Centro, durante aquele ano. Eles falavam seus desejos, que eram os mais diferentes: ‘Quero uma bicicleta’, ‘Quero uma casa’, ‘Quero uma mãe’....
A primeira exposição foi em 1996 no MAM, com mais de 3 mil pessoas levadas pelas próprias crianças. Dez anos depois, os artistas voltaram às ruas para descobrir o paradeiro delas e deram de cara com o número estarrecedor. Alguns deles já empregados ou ligados a ONGs. “Devotionalia”, doados ao acervo do Museu Nacional de Belas Artes em 2004, podem ser vistos no Centro de Artes Hélio Oiticica até o dia 30 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário