quinta-feira, 19 de julho de 2012

ADEUS ISTAMBUL, VOCÊ É PARA SEMPRE....






Cheguei na maravilhosa cidade pela Link Tours. Viver em Istambul (em turco: İstanbul), a antiga Bizâncio e Contantinopla (nome usado em várias línguas, como no grego Κωνσταντινούπολις, Konstantinúpolis), é constatar que é a maior cidade da Turquia e quinta maior do mundo. Com 13 120 596 de habitantes na sua área metropolitana (2010). A grande maioria é mu;culmana, mas também há um grande número de laicos e minoria de cristãos e judeus. Capital da área metropolitana (büyükşehir) e província de Istambul, a qual faz parte da região de Másmara. Ano passado, capital administrativa da Província de Istambul, na chamada Rumélia ou Trácia Oriental. Denominada Bizâncio até 330 d.C., e Constantinopla até 1453. Durante o período Otomano, os turcos chamavam-na de Istambul, nome oficialmente adotado em 28 de março de 1930.

Foi a capital do Império Romano do Oriente e do Império Otomano até 1923. O governante máximo era o sultão, e foi durante séculos reconhecido como Califa. Chefe supremo de todos os muçulmanos; fazia da cidade uma das mais importantes de todo o Islão. 
A capital do país é Ancara, mas Istambul continua a ser o principal polo industrial, comercial, cultural e universitário do país. Sede do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, sede da Igreja Ortodoxa.
A cidade ocupa as margens do Estreito de Bósforo e do norte do Mar de Másmara, os quais separam a Ásia da Europa no sentido norte-sul. Portanto, faz de Istambul a única cidade que ocupa dois continentes. A parte central da parte europeia é dividida pelo estuário do Corno de Ouro.
No lado europeu há duas zonas com mais destaque em termos de movimento de pessoas e património cultural: onde se situava o núcleo da antiga Bizâncio e Constantinopla, correspondente ao atual distrito de Fatih. Fica a sul do Corno de Ouro. Beyoğlu, a antiga Pêra, onde se situava o bairro europeu medieval de Gálata, fica a norte. 
O centro da parte asiática ocupa parte dos distritos de Üsküdar e Kadıköy. Algumas zonas históricas da parte europeia de Istambul foram declaradas Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1985. Em 2010, a cidade foi a Capital Europeia da Cultura e é candidata à organização dos Jogos Olímpicos de 2020. Devido à sua dimensão e importância, Istambul é considerada uma megacidade e uma cidade global.
O bairro mais antigo, Sultanahmet, é cercado pela grandiosidade de monumentos como a Mesquita Azul, Haghia Sofya, o Palácio Topkaki e muitas mesquitas e minaretes: para deslumbrar mesmo. Quando chegamos às margens do Estreito do Bósforo, que corta Istambul, geograficamente ela foi protagonista de tantos episódios históricos. A única cidade do mundo com um pé na Europa e o outro na Ásia, entre Oriente e Europa, entre a tradição e os novos ventos. Séculos de história.
A cidade tem alma, movimento e se reinventa ao longo dos séculos.
Começou como Bizâncio, posicionado no ponto onde o Estreito do Bósforo - que une o Mar Negro ao Mediterrâneo, possibilitando rotas comerciais entre Ásia e a Europa - adentra o continente num braço de 6,5 quilômetros de águas calmas e profundas, conhecido como Chifre de Ouro. Anexada ao Império Romano (73), transformada em sua sede oriental, somente em 330 foi rebatizada Nova Roma pelo imperador Constantino. Virou Constantinopla, poderosa capital do Império Bizantino. A cidade foi capital do Império Otomano até a Turquia declarar sua independência, em 1919. Hoje, a cidade de 12 milhões de habitantes. Vive uma efervescência cultural, graças à juventude rica que estudou nas mais cosmopolitas cidades europeias - Londres, Berlim, Paris - e trouxe de volta para casa um estilo descolado de viver a vida. Istambul espalha-se ao longo dos 35 quilômetros do Estreito de Bósforo, e a maioria dos visitantes passa a maior parte do tempo no lado europeu e passeia de barco pelo Bósforo. Os 95% da população da Turquia mora no lado asiático do país. Istambul é considerada europeia e, será a maior cidade da Europa em 2015. É a mais povoada da Turquia, com 15% da população, e economicamente mais importante. A capital política do país é Ancara. Apesar de a maioria da população ser islâmica, Istambul continua sendo o centro espiritual da Igreja Ortodoxa Grega, com 200 mil seguidores.
Istambul fica muito próxima do Mediterrâneo, e no inverno, entre dezembro e março, os termômetros estacionam nos 5ºC. Às vezes, neva. No verão, médias entre 25ºC e 30ºC. O Festival Internacional de Cinema, acontece em abril, e a Bienal Internacional de Istambul, em anos ímpares, de setembro a novembro.
Istambul é para sempre....


Nenhum comentário:

Postar um comentário