domingo, 20 de maio de 2012

LONDRES EM JUBILEU REAL!!!



O buxixo corre solto na área britânica... nada de novo porque sempre fatos divertidos, diferentes e chamativos acontecem por lá.... Milhares de membros das Forças Armadas britânicas participaram no sábado de uma parada em homenagem à rainha Elizabeth II diante do palácio de Windsor, como parte dos festejos pelo Jubileu de diamante da soberana. Mais de 2.500 membros da Marinha, do Exército e da Real Força Aérea desfilaram diante da rainha, que vestia um conjunto turquesa, acompanhada do príncipe Philip. Ambos protegidos por uma cobertura branca em uma das áreas internas do palácio. Os militares desfilaram na parte externa do palácio ao longo de uma rua decorada com as cores da bandeira britânica, observados por uma verdadeira multidão que saudava a passagem dos soldados agitando bandeiras. 



A parada incluiu uma exibição aérea com 78 aeronaves, algumas construídas para a Segunda Guerra Mundial. Os ''Red Arrows'', a patrulha acrobática da Força Aérea britânica, fez desenhos no céu nas cores vermelha, branca e azul. A cerimônia "é uma oportunidade de destacar a relação única entre a rainha e os homens e mulheres das Forças Armadas, assim como o papel que ela ocupa em nossas vidas", disse o general David Richards, chefe das Forças Armadas britânicas. A parada militar em Windsor é parte de um programa de celebrações em ocasião dos 60 anos de reinado de Elizabeth II, que são comemorados em 2012. 


Neste mesmo palácio, a oeste de Londres, a rainha havia recebido cerca de cinquenta representantes das realezas de todo o mundo, incluindo algumas presenças polêmicas, como o rei Hamad Ben Isa al-Khalifa, do Bahrein, e Mswati III, da Suazilândia. As celebrações em ocasiões do jubileu real devem terminar com um longo feriado, de 2 a 5 de junho, durante o qual a rainha e os membros da família real participarão de um desfile pelo rio Tâmisa, liderando uma flotilha de mil barcos de todo os tipos, muitos deles vindos de outros países do mundo. 



A realeza britânica vive um período de lua de mel com a opinião pública, desde o casamento do príncipe William e Catherine, em 2011, de acordo com uma pesquisa divulgada neste sábado pelo diário Daily Telegraph. Segundo um estudo da Ipsos Mori, a monarquia britânica tem a adesão de 80% da população, enquanto os favoráveis à instauração de uma república chegam a apenas 13%. O almoço desta sexta-feira, causou controvérsia na Grã-Bretanha. Sofia, da Espanha, negou o convite devido à disputa pela soberania do Estreito de Gibraltar. O alvo de críticas é a presença dos reis do Bahrein Hamad al-Khalifa, acusado de abuso de direitos humanos, e da Suazilândia, Mswati III, que vive em luxo enquanto a sua população morre de fome. 



Peter Tatchell, do esquerdista Partido Verde, criticou a rainha por convidar ‘tiranos reais para celebrar o seu Jubileu de Diamante’. “Convidar déspotas sanguinários envergonha nossa monarquia e mancha a reputação do Jubileu de Diamante", disse Tatchell, para quem o convite é um ‘equívoco chocante’.... A chancelaria britânica disse que estava discutindo uma série de questões com o governo do Bahrein, enquanto o palácio de Buckingham preferiu não comentar o caso. Um porta-voz da chancelaria disse que a Grã-Bretanha é um amigo e aliado do Bahrein há muito tempo e que o governo apoia as reformas prometidas pelo país, que também embarcou na onda de revoltas árabes. Na quarta-feira, um grupo de suazis protestou diante do hotel Savoy, em Londres, onde está hospedado o rei Mswati, acusado de ter gastos perdulários enquanto a população vive na miséria. Ele é o 15º monarca mais rico do mundo, com uma fortuna pessoal de 100 milhões de dólares.... 


O príncipe Harry estreou na indústria fonográfica tocando um pequeno pandeiro em uma canção escrita pelo músico Gary Barlow, integrante do grupo pop "Take That", para comemorar o jubileu de sua avó, Elizabeth II..... No entanto, segundo a agência Press Association, o filho mais novo de Charles e da falecida Diana de Gales, grande fã de música, se negou a emprestar sua voz a "Sing", uma canção que será interpretada ao vivo nos jardins do palácio de Buckingham em 4 de junho como parte das comemorações pelos 60 anos da rainha britânica no trono. 




A letra da canção foi escrita por Barlow e a composição elaborada pelo compositor britânico Andrew Lloyd Webber, autor de musicais famosos como "Cats" e "O Fantasma da Ópera". A expectativa é que a música saia ao mercado no final de mês, como o primeiro single com a participação de um membro da casa real britânica nas listas de vendas. A canção, gravada no famoso estúdio londrino Abbey Road, também contou com a participação de 210 músicos de diferentes pontos da Commonwealth. 


Entre eles estão a "Royal Solomon Islands Police Force Band", a Orquestra Sinfônica de Sydney, baterias quenianas e o músico australiano Gurrumul, assim como outros nomes da indústria musical como Sly & Robbie, o guitarrista Ernest Ranglin ou My Boy Lollipop. O príncipe Harry, de 28 anos, gravou sua parte na Jamaica, durante uma viagem representando Elizabeth II, por causa do Jubileu de Diamantes. 



O músico de Take That também estava na viagem, por sugestão do príncipe Charles. Barlow disse que Harry é "divertido, relaxado e um cara legal". "Falamos com ele em seu último dia na Jamaica e perguntamos se participaria do disco, mas nos disse que não cantava. No entanto, expliquei que queria que tocasse o pequeno pandeiro", lembrou Barlow.... 



Nenhum comentário:

Postar um comentário