domingo, 20 de maio de 2012

FESTIVAL DE CANNES FERVE!!!...




Charlotte Casiraghi foi a grande estrela da antestreia «Once Upon A Time In America ¿ Gucci Film Foundation» que decorreu dia 17 no Festival de Cinema de Cannes. A filha mais velha de Carolina do Mônaco, que aos 25 anos é considerada um ícone de beleza e moda, levou o glamour máximo à passarela vermelha com um vestido longo verde Gucci, coleção de outono 2012, e o cabelo de lado com ondas largas, à diva do cinema dos anos cinquenta. Charlotte completou o look com clutch preta e sapatos peep-toes dourados..... O Festival de Cinema de Cannes com enorme tapete vermelho, um dos mais prestigiados e famosos festivais de cinema do mundo, começou na quarta-feira, dia 16 de maio. Além das exibições e premiações dos filmes, o festival reune celebridades de todo o mundo. 
No tapete vermelho, as mulheres desfilam looks de grifes famosas e, muitas vezes, lançam tendências. Matthew McConaughey e a mulher, Camila Alves, presença confirmada em jantares e festas. O casal investiu no look para tantos flashes. Contrataram Marcos Proença para voar de São Paulo ao balneário francês para cuidar especialmente da beleza dos dois. Que chique..... Lana Del Rey, vestia um preto Alberta Ferretti, com diamantes Chopard.....Eva Longoria usou um Marchesa transparente com longa cauda, e brincos Damiani.... Jessica Chastain, de Alexander McQueen e joias Louis Vuitton..... Marion Cotillard, num look rosa antigo Christian Dior de seda puro e sapatos Versus.... Freida Pinto, vestiu Michael Angel, bolsa Louis Vuitton e joias Chopard.... Jane Fonda divina, vestiu Versace de cor bronze metálico e joias Chopard... Diane Kruger  de azul claro Giambattista Valli Couture, joias Judith Leiber e uma clutch Lucite.... Bérénice Bejo, de vermelho Louis Vuitton e joias Chopard para abrir oficialmente o festival.... Tilda Swinton escolheu um vestido Haider Ackermann.



Há um elemento comum às tramas dos filmes exibidos nesses primeiros dias do 65º Festival de Cannes. Correria bem-humorada e estilizada de “Moonrise kingdom”, do americano Wes Anderson, que abriu a corrida pela Palma de Ouro nesta quarta-feira (16). O drama político que abre em “After the battle”, do egípcio Yousry Nasrallah; o drama psicológico “De rouilelet et d’os”, do francês Jacques Audiard, exibidos nesta quinta-feira (17). O novo filme do autor de “Os excêntricos Tenenbauns (2001)”,  se passa em 1965 e descreve a grande aventura romântica de dois pré-adolescentes problemáticos, fadados ao ostracismo por causa de suas excentricidades. Eles se conheceram nos bastidores de uma peça da igreja e, um ano depois, põe em prática uma fuga da ilha onde vivem, numa ilha da costa da Nova Inglaterra, para viverem juntos. “Quis mostrar o lado emocional da paixão quando ainda somos crianças”, explicou Anderson.
O acaso uniu os amantes de “De rouille et d’os”, primeiro filme de  Audiard depois de “O profeta” (2009). Quebrado e com um filho de cinco anos para criar, o pugilista Sam (Matthias Schoenaerts) procure refúgio na casa da irmã, no sul da França. Durante uma briga na boate onde trabalha como segurança, ele vem a conhecer Stephanie (Marion Cotillard), adestradora de baleias assassinas do aquário local. Esta perde as pernas e a autoestima numa tragédia envolvendo os cetáceos, mas redescobre o sentido da vida sob os cuidados do lutador, que agora levanta uns trocados em lutas de vale-tudo. 




Mas, o Festival de Cinema de Cannes abriu nesta quarta-feira em meio a acusações de machismo por parte dos organizadores da mostra cinematográfica. A edição de 2012 não traz nenhum filme na mostra competitiva dirigido por mulheres. Até hoje, somente uma mulher foi agraciada com o prêmio máximo do festival, a cineasta Jane Campion, pelo filme O Piano, em 1993. A polêmica teve início após um grupo de cineastas de destaque ter escrito uma carta aberta ao jornal francês Le Monde criticando a ausência de filmes de mulheres cineastas. Entre as signatárias do documento assinado por um coletivo de cineastas chamado A Barba figuram as diretoras Virginie Despentes, que realizou o sexualmente explícito Baise-Moi, de 2000, e Coline Serreau, que recebeu três prêmios César por Três Homens e um Bebê, em 1985. A carta, com ironias, afirma que ``os homens adoram que suas mulheres tenham profundidade, mas só no que diz respeito aos seus decotes. Todos os 22 filmes em competição foram feitos, coincidência, por 22 homens``. O único filme de um brasileiro na mostra competitiva é “On The Road”, de Walter Salles, adaptação do clássico homônimo de Jack Kerouac. No elenco, Kristen Stewart, da saga Crepúsculo, Viggo Mortensen e Kirsten Dunst.




Diretores premiados em edições passadas, como Michael Haneke, agraciado com a Palma de Ouro por “A Fita Branca”, participa do festival com “Amour”, estrelando Isabelle Hupert, e Jacque Audiard, que com o seu “O Profeta”, venceu do Grande Prêmio do Júi, integra a competição com “Rust and Boné”, protagonizado pela vencedora do Oscar, Marion Cotillard. O canadense David Cronenberg está na mostra com “Cosmópolis”, com outro protagonista da saga Twilight, o ator Robert Pattinson. O filho de Cronenberg, Brendan, também participa do festival, com seu filme Antiviral, que integra a competição paralela “Un Certain Regard” (Um Certo Olhar). Entre os longas mais aguardados estão “The Paper Boy”, com John Cusack, Zac Efron e Nicole Kidman e Killing Them Softly, com Brad Pitt. O americano Pitt e sua mulher, Angelina Jolie, são algumas das celebridades aguardas no tapete vermelho. O júri de Cannes é presidido pelo cineasta italiano Nanni Moretti e inclui o ator Ewan McGregor e a cineasta Andrea Arnold, autora da adaptação de O Morro dos Ventos Uivantes lançada no ano passado.... 




O cineasta Nelson Pereira dos Santos, de 84 anos, deverá receber uma homenagem durante o festival. O filme A Música segundo Tom Jobim, de Santos, será exibido em sessão especial.  Em abril, a decisão foi anunciada pelo diretor do festival e responsável pela programação de filmes do evento, Thierry Frémaux. Segundo ele, o filme A Música segundo Tom Jobim é uma "homenagem" ao compositor, que chamou de "criador da bossa nova".... O filme de Santos conta a trajetória e a forma de criar de Antonio Carlos Jobim por meio da música e do pensamento do compositor. Frémaux citou ainda diretores brasileiros, como Cacá Diegues, que representa o chamado Cinema Novo com fillmes clássicos - Xica da Silva e Quilombo -, além de Ruy Guerra, que dirigiu Ópera do Malandro e Os Deuses e os Mortos, entre outros. 
"[A França] é um país que, ao contrário de outros, mantém papel importante para o cinema em sua sociedade", disse Moretti. A cantora Beth Ditto interpretou Candle In the Wind, canção escrita por Elton John em homenagem a Marilyn Monroe, morta há 50 anos, e que ilustra o cartaz dessa edição do festival. A expectativa, dos organizadores é que em 12 dias mais de 80 mil pessoas, entre atores, jornalistas, cinéfilos e caçadores de autógrafos, participem do evento. A ocasião, segundo especialistas, é utilizada também para o lançamento de projetos.... O norte-americano Sacha Baron Cohen, o eterno Borat, passeou pelas ruas da cidade montado em um dromedário para fazer a promoção de seu novo filme O Ditador. (Com informações da emissora pública de rádio da França, RFI)... Moretti, que foi recebido com aplausos de pé, destacou a atitude da França, que soube manter um cinema nacional quando outros países desprestigiaram as produções locais, entre eles a Itália, seu próprio país.... "Obrigado a este país que, diferentemente de outros, continua sempre reservando um lugar ao cinema", disse o presidente do júri, que conquistou a Palma de Ouro em Cannes em 2001 por "O quarto do filho".

"É para mim uma grande honra, um grande privilégio, uma grande responsabilidade, ser presidente do júri do festival de cinema mais importante do mundo", acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário