domingo, 20 de maio de 2012

BUDHA EDEN GARDEN, UM ESPETÁCULO DE UM HOMEM...




Após dois meses circulando em Portugal, trabalhando muito, fui vivenciar um espaço sensacional, o Buddha Eden Garden - - na Quinta dos Loridos, no Bombarral, perto de Peniche - - com cerca de 35 hectares, idealizado e concebido pelo Comendador José Berardo, em resposta à destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, naquele que foi, um dos maiores atos de barbárie cultural, apagando da memória obras primas, do período tardio da Arte de Gandhara....  
Em 2001, chocado com a atitude do Governo Talibã, que destruiu, intencionalmente, monumentos únicos do Patrimônio da Humanidade, o Comendador Berardo deu início, a mais um, dos seus sonhos, a construção deste extenso jardim oriental. Prestando homenagem aos colossais Budas esculpidos na rocha do vale de Bamyan, no centro do Afeganistão, e que durante séculos foram referências culturais e espirituais.... 
Pretende-se, que o Buddha Eden Garden seja um lugar reconciliação. Sem nenhuma tendência religiosa, abrimos as portas, a todas as pessoas, independentemente, da religião, etnia, nacionalidade, sexo, idade, condição cultural ou social, convidando à união, comunicação e meditação, como forma de redescobrir a felicidade. Ambicionamos, assim, percorrer o caminho contrário à destruição do ser humano e disseminar a cultura da paz.



Esta é uma instituição cultural sem fins lucrativos e ao serviço da comunidade nacional e internacional, que tem como missão sensibilizar o visitante para o conhecimento interior, através do seu jardim em diálogo com um vasto patrimônio escultórico, vocacionado para a meditação e promoção da interação social e cultural, conforme os princípios da solidariedade e da dignidade humana. A Quinta dos Loridos 100 km tem auto estrada direto é 1 hora de carro, de Lisboa. 
Portugal é um país fundamentalmente católico. Ao caminhar pelas cidades, logo percebe-se a influência da igreja (ou das igrejas). Contudo, ao passar perto de Óbidos, em uma região tradicionalmente medieval, muitos podem se espantar ao deparar com jardins gramados entrecortados por lagos e – pasmem – figuras de arte oriental, incluindo guerreiros de terracota, dragões e budas. Estima-se que foram usadas mais de 6 mil toneladas de mármore e granito para construir essa maravilha oriental em Portugal. 


Os 700 soldados de terracota são pintados à mão. Alguns pertenceram à dinastia chinesa do imperador Qin. Local foi construído depois de o governo talibã no Afeganistão ter decidido destruir estátuas momumentais e históricas. Diante de uma nação controlada por fanáticos religiosos, ninguém pôde fazer nada para impedir tal barbárie contra obras consideradas patrimônio cultural da humanidade. Diante dessa atrocidade, o Comendador Berardo resolveu criar seu jardim na área já belíssima Quinta dos Loridos, com 35 hectares. Entre budas, pagodes, estátuas de terracota e várias esculturas cuidadosamente espalhadas pela propriedade, estima-se que foram usadas mais de 6 mil toneladas de mármore e granito. Os 700 soldados de terracota são pintados à mão e cada um deles é único, encontrando-se alguns enterrados há 2.200 anos atrás durante a dinastia chinesa do imperador Qin. No lago central é possível observar os peixes KOI, e os dragões esculpidos que se erguem da água. A escadaria central é o ponto focal do jardim, onde os budas dourados dão calmamente as boas-vindas. O Jardim dentro da Quinta dos Loridos, possui 35 hectares.....
José Manuel Rodrigues Berardo, é alguém supermegaespecial que faz e refaz por Portugal e seu povo e pelo mundo com sua arte incomparável.. .. Sempre vestido de preto, simpático, querido por muitos deixa em sua jorada uma incalculável fonte de cultura.. 
Joe Berardo é dono de uma das maiores coleções de arte moderna do mundo, investidor com participações financeiras em empresas. Pobre e com poucos estudos na bagagem, tem dois filhos Renato e Cláudia, que estudaram em Inglaterra. Renato, o mais velho, formou-se em Gestão e segue as pisadas do pai na Fundação Berardo e na JP Vinhos. Os dois filhos já são casados e Joe Berardo é avô de três netos. "A família dele é muito unida. Aquilo é o clã Berardo". A herança que Joe Berardo lhes deixa já é enorme…
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário