quinta-feira, 5 de abril de 2012

Melhores Filmes em homenagem ao grande Paulo José....




O Festival SESC Melhores Filmes 2012, na noite desta quarta-feira, 4, no CineSESC, em São Paulo, teve muitas emoções. A atriz Julia Lemmertz (49), apresentadora da cerimônia, chamou ao palco o veterano Paulo José (75) para receber mais um prêmio de uma carreira cheia de sucessos. Ele foi escolhido Melhor Ator, em votação pública, pelo personagem Valdemar, de O Palhaço, filme dirigido por Selton Mello (39). 
Foi incrível quando ele subiu ao palco. Usou as primeiras palavras do discurso de agradecimento para homenagear a mãe da atriz que até o mês passado frequentou milhões de lares brasileiros como a Esther de Fina Estampa. "A Lílian Lemmertz (1937-1986), mãe da Julia, começou comigo no teatro. Então é muito bom estar em família", afirmou. Na década de 1950, Paulo e Lílian ajudaram a criar o Teatro de Equipe, e se tornaram grandes amigos até a morte prematura da atriz, vítima de enfarto aos 48 anos. "O Paulo é minha família. É uma pessoa que conheço desde que nasci. Ele era muito amigo da minha mãe, do meu pai [o ator Lineu Dias (1928-2002)]. Eu o acompanho a vida inteira. Ele é um artista espetacular e um homem maravilhoso, uma pessoa que faz toda a diferença no mundo. Fico emocionada quando falo com ele, porque realmente é um cara incrível", disse Julia com os olhos marejados, após a entrega de prêmios.
A atriz, casada com Alexandre Borges (46) - o Cadinho da nova trama das 9, Avenida Brasil -, também se derreteu pelo companheiro de quase 20 anos. "Ele está arrebentando, está maravilhoso. E a novela é bárbara!", declarou Julia. Agora, ela quer descansar do ritmo intenso de gravações da TV e estar mais próxima de Miguel (15), único filho do casal, e Luiza (24), fruto do casamento anterior com Álvaro Osório. Mas continua em cartaz no teatro, no Rio, com a peça Deus e a Carnificina.



Com seis prêmios, incluindo o de Melhor Filme pela escolha dos críticos, O Palhaço foi grande vitorioso do Festival SESC Melhores Filmes 2012.
Selton Mello (39) saiu com os troféus de Melhor Diretor, tanto pelo público quanto pela crítica. Pela atuação no mesmo longa, Paulo José (75) levou a estatueta de Melhor Ator na votação do público. O Palhaço faturou ainda os prêmios de Melhor Fotografia (público e crítica). aconteceu na noite desta quarta-feira, 4, no CineSESC, em São Paulo.
"Tenho tido grandes alegrias na direção. É como se tivesse alargado as fronteiras da minha criatividade, tem me completado muito. Esse filme é um elogio à delicadeza e, por isso, chegou de uma forma tão bonita no coração das pessoas. Eu tinha um sonho de misturar duas coisas: falar com o público sem perder a ternura e, ao mesmo tempo, deixar espaço para a reflexão", disse Selton, ao receber os troféus.
Muito aplaudido de pé, Paulo José ressaltou a importância do evento, que este ano chegou à sua 38ª edição. "Festivais como esse são muito importantes, porque temos poucas oportunidades para mostrar nossos filmes", disse. "O Palhaço é um filme brasileiro e feito no Brasil. Não é parecido com nada [do exterior]. É feito no Brasil, sobre o Brasil e por brasileiros", completou.
Na eleição dos críticos, Caio Blat (31) foi eleito Melhor Ator, pela atuação em Bróder. "O filme é muito importante porque inaugura um olhar da cultura negra vista por um negro, o Jeferson De [diretor]. Agradeço ao Capão Redondo, ao Mano Brown e às mães que abriram suas casas e contaram as histórias de seus filhos perdidos. E também à minha mãe, que escolheu para mim essa profissão que tenho hoje quando eu tinha apenas 9 anos", disse o ator, no palco.
O prêmio de Melhor Atriz, segundo o público, ficou para Deborah Secco  (32), por Bruna Surfistinha. Compromissos profissionais a impediram de ir à festa. Na opinião da maioria dos 75 críticos, Karine Teles foi eleita Melhor Atriz, por Riscado.
Ao todo, 48.589 espectadores votaram em sete categorias para filmes nacionais e em quatro para estrangeiros que entraram em cartaz em 2011. Uma retrospectiva com exibições dos melhores filmes do ano passado fica em cartaz no CineSESC e em unidades do SESC até 29 de abril. Os vencedores da premiação deste ano levaram para casa troféus desenhados por Emanuel Araújo (69).

Nenhum comentário:

Postar um comentário