Depois de mais de dois anos de espera, os brasileiros recebem neste sábado, a 1.a visita do presidente americano, Barack Obama... viagem cercada pela expectativa de que ambos os países abram caminho para uma nova fase nas relações bilaterais: 'Ela tem sido muito positiva sobre o tipo de relacionamento que quer buscar com os Estados Unidos. Nós vemos uma enorme convergência de interesses entre o Brasil e os Estados Unidos e um enorme momento de oportunidade', disse o vice-conselheiro de segurança nacional para comunicações estratégicas da Casa Branca, Ben Rhodes.
O presidente americano chega com o objetivo de aumentar o comércio e os investimentos no Brasil... destaque nas áreas de energia e infraestrutura com as descobertas de petróleo na camada do pré-sal e com a realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.
No âmbito político, cabe ao governo brasileiro aguardar e sabemos com ansiedade, a declaração pública de apoio à entrada do Brasil como membro permanente em um Conselho de Segurança da ONU... assim como foi feito por Obama a Índia, durante visita dele a Nova Déli no ano passado.
A reforma será discutida pelos dois presidentes..... e outro engasgo, é o voto contrário do Brasil a novas sanções contra o Irã, no ano passado.... ainda não superado..... talvez um impedimento ao endosso ao país de se tornar membro permanente do Conselho de Segurança.
Obama chega a Brasília na manhã de sábado, acompanhado da primeira-dama, Michelle, e das filhas do casal, Sasha e Malia. Reunião com Dilma, no Palácio do Planalto, presença em dois encontros bilaterais de empresários.
No sábado à noite, Obama e a família seguem para o Rio.
As relações dos Estados Unidos com a América Latina ficarão para outro pronunciamento, no Chile, para onde Obama viaja na segunda-feira: "O Brasil é visto como um país bem-sucedido, que está crescendo, ganhando maior importância no mundo", disse à BBC Brasil o brasilianista Peter Hakim, presidente emérito do instituto de análise política Inter-American Dialogue, com sede em Washington.
No Rio, Obama deverá ainda visitar a favela de Cidade de Deus e a estátua do Cristo Redentor. A viagem - a primeira do presidente à América do Sul - inclui também Chile e El Salvador.
A comitiva de Obama é integrada por vários ministros da área econômica, mas não tem a participação da secretária de Estado, Hillary Clinton. Com o presidente, também chegarão ao Brasil dezenas de empresários americanos, que pretendem explorar perspectivas de investimento em setores como petróleo e gás no Rio.
Esperamos o melhor!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário