quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Happy Thanksgiving


Para quem não sabe, nesta quinta-feira, os Estados Unidos comemoram o Dia de Ação de Graças. A data mobiliza o país, mas não para todos.O Dia de Ação de Graças (AO 1945: Dia de Acção de Graças) (em inglês: Thanksgiving Day) é um feriado celebrado nos Estados Unidos e no Canadá, observado como um dia de gratidão, geralmente a Deus, pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano. Neste dia, pessoas dão as graças com festas e orações. Muitos não querem ouvir falar da festa.

Um desses exemplos é a atriz Angelina Jolie, que declara: "O dia relembra uma história de mortes e dominação da cultura inglesa diante dos índios nativos norte-americanos. Eu faço questão de estar fora do país durante as comemorações."

 Thanksgiving, nos EUA, e Dia de Ação de Graças, no Brasil. Nesse dia, come-se muito Peru (turkey) ou torfukey por lá. São sacrificados cerca de 50 milhões de perus e um deles é, pateticamente, salvo da degola, pelo presidente da república. Apesar de rezar a lenda local que a primeira celebração do Thanksgiving foi um jantar entre colonos e índios americanos da colônia Nova Inglaterra, no início do século 17, na verdade essa é uma tradição que existe desde tempos mais remotos, como forma de celebrar as colheitas do outono. Pra quem gosta de abóbora, voilá! Tenho horror!!!

A decoração é brega, mas o que vale mesmo é agradecer. Se você não agradece sempre a todos por tudo, vá em frente, tipo agradecer pelo privilégio de estar feliz, de viver bem e em harmonia com sua família, pela união, pela paz sem brigas, nem dramas, por ter saúde suficiente pra fazer tudo o que quer, muitas outras coisas.

Lembre de agradecer, pelo menos de vez em quando. Faz bem pra gente. O que fazem nesse Thanksgiving? Nada ou tudo especial. Amanhã é “Sexta-feira negra”, quando as pessoas vão pras lojas às 3, 4 da manhã pra comprar tudo em que conseguem pôr as mãos. Pra quem chega a essa hora, tem notebook por 299 dólares (com 1 giga de ram!) e tv plasma 42 polegadas, por 900 dólares. Mas são poucos os que conseguem essas pechinchas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário