quarta-feira, 15 de setembro de 2010

FREIRE GRAVIDA EM PUBLICIDADE É DEMAIS!!!

Tem certas coisas que escuto e vejo, que não dá para acreditar. Quando se trata de religião então, fico distante. Neste caso específico, fiquei chocada: anúncio de sorvete com a fotografia de uma modelo como uma freira grávida. Imediatamente foi proibido pelo órgão que regula a publicidade no Reino Unido. A Advertising Standards Authority (ASA) considerou que o anúncio desrespeitava as crenças cristãs, principalmente de católicos.
 
A empresa por trás do anúncio, Antonio Federici, prometeu exibir posteres semelhantes em parte do trajeto que o Papa Bento 16 fará na capital britânica. A visita de estado do Papa, que começa nesta quinta-feira, é a primeira desde a criação da Igreja Anglicana em 1534.  É demais!!!

A peça publicitária mostra uma modelo grávida, vestida de freira, saboreando o sorvete em uma igreja com os dizeres: "Concebido imaculadamente" em referência ao dogma cristão da concepção de Jesus e "Sorvete é a nossa religião".
 
A empresa britânica responsável pela peça disse que exibirá posteres com imagens semelhantes perto da Abadia de Westminster. A agenda do Papa prevê uma visita à abadia nesta sexta-feira, que será seguida da celebração de uma missa na Catedral de Westminster no sábado. A empresa não revelou que imagem será exibida no novo anúncio, dizendo apenas que será uma "continuação do tema". Por meio de uma porta-voz, a empresa disse que a nova peça tem como objetivo "desafiar" a proibição do órgão regulador.
 
Por meio de um comunicado, a agência reguladora disse não poder fazer comentários sobre anúncios que ainda não foram divulgados, mas que está atuando, nos bastidores, para que o anunciante respeite as diretrizes. A empresa disse ainda que tem o objetivo de comentar e questionar, usando a sátira e o humor, a relevância e a hipocrisia da religião e a postura da igreja em relação a questões sociais.

O anúncio foi publicado em edições das revistas The Lady e Grazia e recebeu 10 reclamações. A empresa tentou argumentar que o baixo número de queixas não deveria comprometer a liberdade de expressão com o grande público. Este é o segundo anúncio de Antonio Federici proibido pela ASA. Em 2009, uma imagem que mostrava um padre e uma freira se preparando para um beijo foi também rejeitada pela agência reguladora.

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