quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Dia 5 dia da Amazônia!

Dia 5 de setembro é Dia da Amazônia e, apesar de termos pouco a comemorar, fazemos questão de marcar a data para que você saiba o que estamos fazendo em defesa da floresta. A Amazônia está ameaçada. O avanço da soja e da pecuária sobre a floresta tem aumentado em um ritmo veloz. Nesta época do ano, a área é devastada por queimadas. O uso do fogo ainda é uma prática agrícola comum nas fazendas de gado e grãos da Amazônia.

Ao evitar o uso de sacolas plásticas, o que utilizar para colocar o lixo doméstico? O que usar para retirar o cocô do cachorro da calçada enquanto passeia? O Übersite esclareceu essas e outras dúvidas com o Ministério do Meio Ambiente. Estou com Gisele e Greenpeace e não abro.

No próximo domingo, 5 de setembro, celebramos o Dia da Amazônia, a maior floresta tropical do mundo, que possui uma biodiversidade incomparável. Em comemoração à data, o Blog  e coluna divulgam matéria especial sobre o tema. Aproveite para saber mais a respeito da região e  aprenda como ajudar na preservação desse patrimônio natural. A Amazônia (ou Amazónia) é uma região na América do Sul, definida pela bacia do rio Amazonas e coberta em grande parte por floresta tropical (que também é chamada Floresta Equatorial da Amazônia ou Hiléia Amazônica). A floresta estende-se por nove países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela.

No Brasil, para efeitos de governo e economia, a Amazônia é delimitada por uma área chamada Amazônia Legal. Estes ecossistemas estão distribuídos em 23 eco-regiões, abrangendo os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e pequena parte do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso. Quer aprender como consumir menos energia elétrica se divertindo? Então conheça o jogo Eficasa. Com o aplicativo você controla uma casa e conhece o real consumo de energia do seu lar. Jogue, aprenda e conscientize-se.

No próximo domingo, 5 de setembro, celebramos o Dia da Amazônia, a maior floresta tropical do mundo, que possui uma biodiversidade incomparável. Lar de metade das espécies terrestres do mundo, a Amazônia também possui a maior bacia hidrográfica do planeta, abrigando três mil espécies de peixes em 25 mil quilômetros de águas navegáveis. Nela também habitam 33 milhões de pessoas de aproximadamente 370 etnias diferentes. Além de garantir alimentação, moradia e medicamentos para esses povos, a Amazônia é fundamental para o equilíbrio climático global e influencia diretamente o regime de chuvas do Brasil e da América Latina. Sua densa cobertura vegetal estoca entre 80 e 120 bilhões de toneladas de carbono.

Conforme dados do Greenpeace, “o ritmo de destruição segue par a par com a grandiosidade da Amazônia”. De 1970 até os dias de hoje, o desmatamento passou de 1% para 17% do território. Esta situação se agravou ainda mais com as queimadas, o garimpo e a grilagem. Todos temos que ter consciência de que a floresta Amazônica é um patrimônio natural e que seus recursos são finitos. Portanto, não devemos apenas preservá-la, mas também contribuir para com a sua recuperação. Confira algumas dicas:

1. Existem diversas ONGs que oferecem ações como educação ambiental, plantações de árvores, pesquisas e que fazem arrecadações financeiras para comprovar o quanto essas atitudes são importantes para a preservação da Amazônia. Entre em contato com elas!
2. Preserve a vegetação nativa: não desmate, não faça fogueiras e não jogue possíveis fontes de incêndio no chão. Grandes queimadas começam com pequenas faíscas.
3. Para cortar ou apenas podar árvores, é necessário uma autorização da prefeitura. Para isso, um profissional especializado vai até o local examiná-las e indicar como proceder a poda.
4. Não desperdice água, pois esse é um dos recursos mais importantes e frágeis do planeta. Por isso, feche torneiras, conserte vazamentos, não use mangueiras para lavar calçadas e aproveite a água da chuva.
5. Não compre, nem crie animais silvestres. Desse modo, você pode contribuir para a venda ilegal de animais. Ajude o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais) a vencer essa luta para preservar as milhares de espécies de animais que vivem na Amazônia. 
Faça a sua parte e ajude para que esse dia não deixe de ser comemorado!


Fontes: Übersite, Greenpeace.


Nenhum comentário:

Postar um comentário