Ao final de 2009, cerca de 17,6 milhões de brasileiros já tinham feito uma compra online. Até junho deste ano, o número subiu para 20 milhões. Até dezembro deve atingir 23 milhões de compradores online, segundo o levantamento WebShoppers da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico e a e-bit.
O aumento da capacidade de compra das chamadas Classe C e D foi fator importante para os resultados deste ano. Os consumidores de famílias que ganham até 3 mil reais, segundo critério do e-bit, foram atraídos por promoções online, especialmente produtos da linha branca com isenção de IPI até janeiro (estoques duraram até março).
Esses são consumidores que estarão lidando - talvez pela primeira vez - com páginas falsas de lojas virtuais, cada vez mais comuns. Golpe chamado de phishing. Engana o internauta para roubar dados. “O nosso grande desafio hoje são essas fraudes”, afirma Gérson Rolim, diretor-executivo da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico. É preciso estar alerta, quando for realizar compras próximas de datas comemorativas.
Para não errar, aprenda a identificar páginas falsas. Não forneça seus dados a bandidos. Quanto mais os desenvolvedores de sites maliciosos melhoram seu trabalho, mais difícil identificar páginas que buscam apenas roubar seus dados. Com cautela e atenção, é possível diferenciar uma página segura de uma de phishing. A Certisign, empresa brasileira de certificação de digital, disponibiliza dicas para o internauta não cair em golpes. Veja: 1- Sites de phishing tentam induzi-lo a submeter seu nome de usuário e senha. Se está se sentindo pressionado a fazer o registro, pare, avalie um pouco mais. 2- Embora URLs pareçam corretos nos e-mails que tentam captar sua atenção, os sites de phishing usam URLs falsas, com letras e símbolos sem qualquer significado. Verifique a barra de endereços do seu navegador antes de inserir dados em qualquer portal. 3- Páginas de phishing desenvolvidas por hackers tem aparência semelhante às versões reais. Internauta atento encontrará erros de ortografia ou gramática, indicativos de site fraudulento. Se o e-mail anterior contém erros, não abra o link. 4- Página segura tem cadeado no navegador. Alguns phishers (criadores de site malicioso) colocam cadeado na borda da página. O cadeado deve obrigatoriamente estar no navegador. 5- Uma página segura é httpS e não apenas http. Confira. 6- Navegadores modernos mudam a cor da barra de endereços para indicar o nível de segurança de um portal. A barra de endereço na cor verde indica site seguro. Só ocorre em páginas que trabalham com soluções de segurança avançadas, como a certificação digital da Certisign. Faça teste na página da Certisign e saiba se você está por dentro.
1 – Utilize versões atualizadas de navegadores (browsers). Eles incorporam melhorias nos mecanismos de segurança. 2 – Quando efetuar pagamentos certifique-se de que está no site desejado; clic sobre o cadeado e/ou a chave de segurança que aparece quando entra na área de segurança do site. O certificado de habilitação do site, concedido por uma certificadora autorizada, aparece na tela, confirma autenticidade, com informações sobre o nível de criptografia utilizada naquela área (SSL). 3 – Ao escolher local da compra, confira se a loja virtual tem boas referências. Faça busca na internet. 4 – Dê preferência a lojas conhecidas. O preço é mais alto, mas dão o benefício de compra segura. 5 – Se tiver dúvidas, faça o pagamento por meio de serviços de gestão de pagamento. Você faz o depósito, mas será entregue ao vendedor depois de recebido o produto. Do contrário, você receberseu dinheiro de volta. 6 – Evite digitar número de seu cartão de crédito em computadores públicos ou em locais de trânsito de pessoas. Depois de usar seu cartão, não o deixe sobre uma mesa ou bancada. 7 – Desligue a câmera digital do computador enquanto faz compras ou efetua pagamentos. 8 – Leia a política de segurança e de envio de produtos da loja. Certifique-se de que o modo de envio é adequado para sua expectativa e localidade. 9 – Acompanhe sua compra. Alguns sites permitem que você verifique o estágio de sua compra até a entrega. Caso o produto seja postado por uma loja que não oferece este serviço, peça ao vendedor a senha de acesso a este serviço nos Correios. 10 – Fique atento aos lançamentos em sua conta corrente. No caso de constatar qualquer crédito ou débito irregular, entre em contato com o banco imediatamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário