segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Três milhões de brasileiros farão primeira compra online

Ao final de 2009, cerca de 17,6 milhões de brasileiros já tinham feito uma compra online. Até junho deste ano, o número subiu para 20 milhões. Até dezembro deve atingir 23 milhões de compradores online, segundo o levantamento WebShoppers da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico e a e-bit.
 
O aumento da capacidade de compra das chamadas Classe C e D foi fator importante para os resultados deste ano. Os consumidores de famílias que ganham até 3 mil reais, segundo critério do e-bit, foram atraídos por promoções online, especialmente produtos da linha branca com isenção de IPI até janeiro (estoques duraram até março).

Esses são consumidores que estarão lidando - talvez pela primeira vez - com páginas falsas de lojas virtuais, cada vez mais comuns. Golpe chamado de phishing. Engana o internauta para roubar dados. “O nosso grande desafio hoje são essas fraudes”, afirma Gérson Rolim, diretor-executivo da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico. É preciso estar alerta, quando for realizar compras próximas de datas comemorativas.

Para não errar, aprenda a identificar páginas falsas. Não forneça seus dados a bandidos. Quanto mais os desenvolvedores de sites maliciosos melhoram seu trabalho, mais difícil identificar páginas que buscam apenas roubar seus dados. Com cautela e atenção, é possível diferenciar uma página segura de uma de phishing. A Certisign, empresa brasileira de certificação de digital, disponibiliza dicas para o internauta não cair em golpes. Veja: 1- Sites de phishing tentam induzi-lo a submeter seu nome de usuário e senha. Se está se sentindo pressionado a fazer o registro, pare, avalie um pouco mais. 2- Embora URLs pareçam corretos nos e-mails que tentam captar sua atenção, os sites de phishing usam URLs falsas, com letras e símbolos sem qualquer significado. Verifique a barra de endereços do seu navegador antes de inserir dados em qualquer portal. 3- Páginas de phishing desenvolvidas por hackers tem aparência semelhante às versões reais. Internauta atento encontrará  erros de ortografia ou gramática, indicativos de site fraudulento. Se o e-mail anterior contém erros, não abra o link. 4- Página segura tem cadeado no navegador. Alguns phishers (criadores de site malicioso) colocam cadeado na borda da página. O cadeado deve obrigatoriamente estar no navegador. 5- Uma página segura é httpS e não apenas http. Confira. 6- Navegadores modernos mudam a cor da barra de endereços para indicar o nível de segurança de um portal. A barra de endereço na cor verde indica site seguro. Só ocorre em páginas que trabalham com soluções de segurança avançadas, como a certificação digital da Certisign. Faça teste na página da Certisign e saiba se você está por dentro.

1 – Utilize versões atualizadas de navegadores (browsers). Eles incorporam melhorias nos mecanismos de segurança. 2 – Quando efetuar pagamentos certifique-se de que está no site desejado; clic sobre o cadeado e/ou a chave de segurança que aparece quando entra na área de segurança do site. O certificado de habilitação do site, concedido por uma certificadora autorizada, aparece na tela, confirma autenticidade, com informações sobre o nível de criptografia utilizada naquela área (SSL). 3 – Ao escolher local da compra, confira se a loja virtual tem boas referências. Faça busca na internet. 4 – Dê preferência a lojas conhecidas. O preço é mais alto, mas dão o benefício de compra segura. 5 – Se tiver dúvidas, faça o pagamento por meio de serviços de gestão de pagamento. Você faz o depósito, mas será entregue ao vendedor depois de recebido o produto. Do contrário, você receberseu dinheiro de volta. 6 – Evite digitar número de seu cartão de crédito em computadores públicos ou em locais de trânsito de pessoas. Depois de usar seu cartão, não o deixe sobre uma mesa ou bancada. 7 – Desligue a câmera digital do computador enquanto faz compras ou efetua pagamentos. 8 – Leia a política de segurança e de envio de produtos da loja. Certifique-se de que o modo de envio é adequado para sua expectativa e localidade. 9 – Acompanhe sua compra. Alguns sites permitem que você verifique o estágio de sua compra até a entrega. Caso o produto seja postado por uma loja que não oferece este serviço, peça ao vendedor a senha de acesso a este serviço nos Correios. 10 – Fique atento aos lançamentos em sua conta corrente. No caso de constatar qualquer crédito ou débito irregular, entre em contato com o banco imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário