Baby de Portugal
Me sinto
bem-vinda ao Algarve
Algarve. Minha volta para o local que as cores da serra e do mar estão sempre presentes, numa aguarela dos pontos dourados, verdes e azuis. Região com clima mediterrânico, marcada pelos odores da maresia e das flores silvestres. Tudo é muito lindo no emaranhado de ruas, vielas e escadinhas do interior algarvio.
A orla litoral, tem como fundo as mais belas praias da Europa, onde se avistam os recortes dos rochedos e as facécias das sombras que eles deixam no areal. Paisagens encantadoras, aromas e sabores da cozinha tradicional, muito peixe e marisco, a tradicional caldeirada de peixe ou a cataplana de amêijoas, ou a tradição da comida serrana, como os cozidos de grão e de couve. As arrepiantes e amadas delícias regionais, como figo, amêndoa, alfarroba e pela aguardente de medronho, destilada nas zonas da serra em velhos alambiques cobreados.
Atravessar o Algarve, erguido entre locais de elevado interesse ecológico, ricos em biodiversidade e ecossistemas, é caminhar por séculos de tradição, ainda hoje intacta. O artesanato que os artífices algarvios habilmente manufaturam, recorrendo a técnicas ancestrais, manifesta-se na olaria, cestaria, nas peças de cobre, latão e nos trabalhos de linho e de juta.
Ah, as animadas noites algarvias, bares, discotecas, marinas e casinos asseguram a diversão dos mais foliões. A arquitetura das casas caiadas, platibandas coloridas e chaminés de beleza inigualável. Famosos os campanários das igrejas. Os museus, revelam excertos dos antepassados do povo algarvio. Campos de golfe verdejantes, na costa ou montes algarvios, incriveis. Vou voltar contando de tudo!
Estou em Portimão, o último porto seguro a caminho do Mediterrâneo. Rodeada pelas mais famosas praias da Europa, a Marina de Portimão, é direcionada para as necessidades de iates até 50 mt, assumiu uma posição de líder português, como destino preferencial de Mega-Iates. Situada na barra mais segura do país, localizada no amplo estuário do Rio Arade, estende-se por uma área de cerca de 25 hectares, enquadrada pelos fortes de Santa Catarina e S. João e magníficas instalações de apoio. A Marina tem águas profundas que lhe permitem entrar e sair da mesma, em qualquer maré. Pelas suas características, a Marina de Portimão foi escolhida como centro de estágio oficial de veleiro de alta competição. É palco de grandes eventos internacionais: Troféu de Portugal TP52, Campeonato do Mundo P1 "Power Boat" e o Campeonato Internacional de Pesca Grossa.
Fiz fotos ótimas, gentes demais pelas praias, onde podemos ouvir linguas de vários países. O mar está tipo Atlântico, super quente. Passar pelo restaurante "Casa Bica", é quase uma obrigação. Os amigos José Barreira, Carlos Vicente e J. Agrela, recebe como ninguem. Assino ponto sempre que passo por lá. Delicia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário