quarta-feira, 31 de março de 2010


San Francisco parou

com o quase acidente

na tarde de ontem

Depois do atentado na Russia, o minimo movimento gera panico geral. Eu estava assistindo ao noticiario quando tambem me surpreendi com a quase colisão. Tudo agora fica na base da investigação. Espero voar para Chicago amanhã e sem problemas. Os jornais daqui, não falam em outra coisa. Para quem viveu o september 11, sabe o que estou falando.

investigadores federais estão de olho na quase colisão de um jato comercial e pequeno avião perto de San Francisco International Airport. A Federal Aviation Administration está tomando "medidas enérgicas para certificar-se que algo semelhante não ocorra no futuro". O mais próximo que os aviões chegaram, um do outro, era de 300 metros na vertical e na horizontal 1.500 pés, disse Gregor. O vôo United seguiu para Pequim sem incidentes. Segundo Gregor, os controladores de tráfego aéreo cancelaram o voo United, um Boeing 777 transportando 251 passageiros, para decolar às 11h15, e logo avistou o Cessna 182 voando para o sul.

O controlador pelo rádio alertou os pilotos das aeronaves se aproximando, e fazendo subir o nível do jato. "O piloto Cessna relatou que ele tinha o 777 à vista, e ajustou o seu caminho para manobrar acima e atrás do 777", disse Gregor à Associated Press em um e-mail. O porta-voz da United Robin Urbanski, disse que a companhia aérea está a cooperar plenamente com a investigação e que relatou o incidente à NTSB. Disse que esse tipo de colisão no ar, é "incomum" para a United. Gregor disse que o controlador deve ter notado o Cessna, mas observou que os pilotos foram rapidamente contactados logo que a situação foi reconhecida.

David Caldwell, representante do sindicato para a National Air Traffic Controllers Association na torre SFO, não tinha dados imediatos sobre a investigação. "Nós temos que passar por um processo, fazer uma avaliação justa do que aconteceu, e se temos de corrigir alguma coisa, vamos corrigir", disse Caldwell.

Gregor disse que o FAA não mantém estatísticas sobre o quase acidente, relatados pelos pilotos. No entanto, ele disse que falta saber de tudo, e precisam ser devidamente analisados. O porta-voz do NTSB Peter Knudson disse que a investigação pode levar de três a 12 meses. "Se nós determinarmos, em qualquer fase do inquérito que havia um problema de segurança grave ... nós pode omitir recomendações de segurança", disse Knudson.

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