Vogue na
berlinda ainda!!!
Lara Stone, a top model de 25 anos, de raça branca depois que surgiu nas páginas da revista «Vogue» com a cara e o corpo pintados com maquiagem castanho-escura, as ondas de indignação continuam. Ou porque são ativistas ou porque não tem o que fazer mesmo.
Vogue é Vogue e se colocaram não foi em protesto ou humilhação á ninguém. Eles tem uma super estrutura e não fariam pequenas bobagens.
A cara e o corpo da modelo foram pintados com maquiagem escura, para uma produção coordenada pela diretora Carine Roitfeld e assinada pelo fotógrafo americano Steven Klein. Nas últimas páginas que apresenta a polêmica produção de moda, a pele da modelo surge branca e parece estar a rachar.
Segundo o site da «Sky News», o texto que acompanha as imagens não faz qualquer referência ao por que da modelo ser apresentada com este look. Apenas é referido que Stone tem um ótimo sentido de humor.
A editora da revista, Carine Roitfeld, e o fotógrafo Steven Klein, foram de imediato apontados pelo site norte-americano «Jezebel» como «culturalmente insensíveis» por terem publicado as imagens: «O que Klein e Roitfeld deviam saber é que pintar pessoas brancas de preto, para entreter outras pessoas brancas, é de tal forma ofensivo que não se prende minimamente com nenhum contexto cultural», escreve o site.
O grupo francês SOS Racisme, classifica a publicação das imagens como uma autêntica «falta de tacto».
Já o presidente do grupo, Dominic Sopo, referiu que «se o objetivo era artístico e não apresentar a modelo como negra resultou mal. O fato de ter produzido tais reações mostra que o mundo da imagem (publicidade, moda, etc.) está agora a pagar pela sua longa tradição de não permitir às pessoas de raça negra mostrar os seus corpos em público».
Roitfeld ainda não comentou o sucedido nem respondeu às críticas. A «Vogue» francesa já tinha estado envolvida em polêmica, recentemente, quando exibiu modelos grávidas a fumar cigarros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário