terça-feira, 8 de dezembro de 2009



Restaurante Tour d'Argent


 leiloando vinhos raros




O renomado restaurante Tour d´Argent em Paris (minha querida Pernelle precisa saber do fato: fui lá jantar com o filho de um Conde, super jovem; além de ficar abismada quanto ele conhecia dos vinhos, era badaladíssimo no atendimento; quando vi a conta quase desmaiei: ficou na base de U$2000; conheci até a cave; você me faz voltar aos bons tempos.....), leiloa hoje e manhã um lote de vinhos e conhaques raros. O leilão é inédito. Os amantes de vinhos e de conhaques finos vibram com a oportunidade de ter acesso a uma das maiores adegas do mundo. 


A “cave” do restaurante tem dois andares e 1.200 metros quadrados que guardam a memória desse templo da gastronomia fundado no século 16. Entre hoje e amanhã, 18 mil garrafas estarão à disposição dos compradores. Para os grandes colecionadores, 5 a 6 lotes do século 18 foram reservados. Preciosidades como o Vieux Cognac 1788, um conhaque engarrafado de antes da revolução francesa, é uma das vedetes desse leilão. 


Apesar da idade, os sommeliers afirmam que o conhaque ainda é excelente para a degustação. Os vinhos brancos menos conhecidos e antigos, como Pétrus, Château Latour e Cheval Blanc, são outros destaques. Entre os tintos, vinhos da região de Bordeaux, Loire e Alsace certamente agradarão a todos os paladares e bolsos. Os preços variam de 10 euros a 5 mil euros por garrafa.


O dono do restaurante é André Terrail. Ele assumiu recentemente o comando do Tour d’Argent. Garante que a venda tem o objetivo de diminuir o estoque da adega para poder dar espaço a novas aquisições. Tradicional, as mesas do Tour d’argent não servem garrafas com menos de 10 anos, mas Terrail reconhece que o paladar dos clientes tem mudado e a preferência atual é por vinhos mais jovens e frutados.

O leilão também fará bem às finanças do restaurante, afirma o sommelier David Ridgway. Analistas esperam que os dois dias devam gerar, no mínimo, 1 milhão de euros. Uma soma que pode ajudar a investir no estabelecimento. Apesar do prestígio e da história, o restaurante perdeu posições no ranking do Guia Michelin e hoje tem apenas uma estrela.
Espero que eles voltem aos bons tempos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário