quinta-feira, 24 de dezembro de 2009



Mensagem de Natal




Pra você que me acompanha desde longe. Pra você me acompanha de perto. Pra você que está chegando agora. Quantas coisas pra dizer, quanta coisas boas pra contar, quantas coisas boas pra comemorar. Mas é tanta coisa! 


Gente nova chegando junto, gente antiga dando apoio, caminhando lado a lado, um ano bom demais. Gente antiga também se revelando que nunca esteve por perto. Livros novos, idéias novas se aproximando, e antigas sendo dirigidas para novos rumos. Quantas oportunidades. 

Pra mim, pra você que deu abertura pra isso, para os que se permitiram transformar as águas paradas em rios movimentados com destino certo. Sementes plantadas e regadas na hora certa da colheita. Poder olhar pra trás, sem medo da solidão bater fundo dentro do peito. É tempo de renascer entre as plantas, mas é preciso, no entanto, conhecer a sabedoria da terra, da chuva, de voar entre as árvores, folhas e raízes do sempre. 

Como é bom no dia de hoje amanhecer no mundo, ver o sol findando lento, admirar o verde da semente plantada nos vãos dos dedos. Claro que vieram as tempestades, os raios, muitos deles, fortes, mas sem pretensão de me dizer “marcada”. É tempo de Natal, mundo do avesso pra muitas crianças que estão nascendo na geração das crianças traídas, e um bocado de coisas destroçadas sem esperanças no amanhã. 

É tempo de Natal, mas não para milhares de mulheres dos cantos, mulheres do nada, sem perspectivas de mudanças. Mulheres que não tem chance de olhar lá fora, ou inventar nuvens para um possível passeio que permita encontrar no caminho, as estrelas que procura dentro do peito. Ah se pudesse incorporar a grande gaivota, idéia limitada de liberdade, voar com a legião de pássaros em seu vôo infinito nas brumas do dia seguinte É tempo de Natal! Vamos abrir o grande salão de mármore? Ele ainda está vazio. 

Vamos enfeitá-lo para oferecer a você, a vocês, uma grande festa. Vista-se de branco e leve quantos convidados quiser, mas lembre-se: só aceitaremos gente cujos poros tenham conseguido deixar um perfume de amor pela vida ou quem a vida tenha deixado um perfume de amor pelos poros. E deixe o barco correr que amanhã tudo volta ao normal.... 

Eu queria dizer-lhe isso neste começo de novos dias....

Nenhum comentário:

Postar um comentário