quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Todos querem

 conhecer Petra
Petra (do grego "petrus", pedra; árabe: البتراء, al-Bitrā), suspira na alma das noveleiras da Globo que teve idéia genio de ir até lá em “Viver a Vida”. É um importante enclave arqueológico na Jordânia, situado na bacia entre as montanhas que formam o flanco leste de Wadi Araba (o grande vale que vai do Mar Morto ao Golfo de Agaba).

Foi considerada em 7 de Julho de 2007, uma das novas 7 maravilhas do mundo em cerimónia realizada em Lisba, Portugal. Mas poucos conhecem sua história. A região foi ocupada por volta do ano 1200 a.C. pela tribo dos Edomitas, recebendo o nome de Edom.

A caminhada até a Cidade Sagrada, é tipo jornada para Compostella.
.
A disputa entre Dubai e Petra teve início. Quem vai pra onde???
Aproveitando os amores e sonhos de amores que ocorrem nas pedras divinas, as agências se atropelam organizado tours especiais para a região que sofreu numerosas incursões por parte das tribos israelitas.
Contam que permaneceu sob domínio edomita até à anexação pelo império persa. O estilo arquitetonico dos Nabateus (influência greco-romana e oriental), revela a sua natureza ativa e cosmopolita.

Este povo acreditava que Petra se encontrava sob a proteção do deus dhû Sharâ (Dusares). Verdade ou não, grandes amores começaram por lá e quando acontece (dizem), nunca acaba. Daí as inúmeras criações de pacotes aos viajantes. Petra passou por dois terremotos que destruiu quase metade da cidade, segundo alguns, castigo dos deuses.

E a cidade não morreu. Muitos edifícios "antigos" foram derrubados e reutilizados para a construção de novos, como igrejas e edifícios públicos.
Em 551, no segundo terremoto (mais grave), a cidade foi destruida quase por completo. Ela é como fenix, renasce. Suas ruínas foram objecto de curiosidade. No dia 6 de Dezembro de 1985, Petra foi reconhecida como "Patrimonio da Humanidade" pela UNESCO.
Em 2004, o governo jordano estabeleceu um contrato com uma empresa inglesa para construir uma auto-estrada que levasse a Petra tanto estudiosos como turistas.
O edifício da Câmara do Tesouro, em Petra, foi utilizado como cenário no filme "Indiana Jones e a Grande Cruzada". O interior mostrado no filme não corresponde, no entanto, ao interior do edifício, fabricado em estúdio.
O filme "The Transformer 2", também teve cenas gravadas na cidade de Petra, famosa pelos seus monumentos escavados na rocha, que apresentam fachadas de tipo helenístico (como o célebre El Khazneh).
A cidade tem enorme sistema de túneis e de câmaras de água.

Um teatro, construído à imagem dos modelos greco-romanos, dispunha de capacidade para 4000 espectadores.
Nem assim podemos pensar que vamos encontrar um Thiago Lacerda a solta por lá. É só em novela!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário