quinta-feira, 29 de outubro de 2009


Deixe as baleias

 vir até você

Hermanus, a cidade da Africa do Sul, é o melhor lugar do mundo na terra para os viajantes do oceano. A maioria chega a este continente, impulsionado pelo desejo de visitar o Parque Nacional Kruger para ver elefante, búfalo, leão, rinoceronte e leopardo.

Mas não tem só isso por lá. Quase sem sair da Península do Cabo, no mesmo dia você pode ver as colônias de focas e pingüins ou ir para passar o dia nas vinícolas, ou restaurantes na cosmopolita Cidade do Cabo. Ou até mesmo ir ao encontro do grande tubarão branco da Gansbaai ou ver as baleias.

A cidade de Hermanus, fica a uma hora e meia de Cape Town, o ponto do planeta onde é mais fácil ver estes viajantes marinhos. De maio a dezembro, cerca de 200 baleias brancas do sul da Antártida chegam a ficar concentradas em Walker Bay para encontrar um companheiro e ver o nascimento dos filhotes.

Às vezes se aproximam da costa, nos rochedos e penhascos que cercam a cidade. Não há perigo; as baleias brancas mostram aos espectadores vindos para Hermanus um espetáculo fora de série suspendendo seu peso de 80 toneladas, antes de voltar a mergulhar vertiginosamente no água. Hermanus é uma cidade às margens da baía com cerca de 45.000 habitantes, que vivem principalmente da pesca.

Hoje, com as baleias, que atraem anualmente milhares de visitantes. O início da primavera, isto é, o Outono deles, é a melhor época para ver as gorduchas maravilhosas. No final de setembro realizam uma festa com música, teatro e todos os tipos de eventos dedicados às baleias. Em Outubro, a cidade retorna ao normal, em plena liberdade e sem muitas testemunhas. Só param pra ver este encontro emocionante com os gigantes dos mares.

Por cerca de 400 € por noite pode ficar no hotel em Hermanus na deslumbrante Birkenhead House, uma cidade com quase uma dezena de quartos e suites estilozíssimas, decoradas e isoladas no topo de uma falésia em total privacidade para observar as baleias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário