segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Aroma único:

Guerlain, Cartier

e Jean Patou
São os que produzem perfumes exclusivos de acordo com a memória olfativa e a personalidade dos clientes. A Guerlain se apresenta em belos frascos Baccarat.
Um verdadeiro luxo olfativo que atrai aristocratas russos, “gurus” do mundo financeiro, famílias reais do Oriente Médio e apreciadores da exclusividade que um perfume único pode proporcionar.

É possível ter perfume customizado baseado na herança olfativa do cliente, engarrafando uma fragrância que é resultado de sua personalidade, gosto e memórias. Paris, berço dos melhores perfumes, continua tendo os olfatos mais treinados para fazer esse serviço com cuidado especial para grandes marcas como Cartier, Guerlain e Jean Patou. O processo de criação do “perfume sob medida” é longo.

A Cartier produz perfumes desde 1981, e a perfumista Mathilde Laurent faz uma média de oito desses perfumes por ano. Para entender a personalidade do cliente, ela tem uma conversa preliminar de três horas, além de outros dez encontros com o cliente. Somente depois disso, o produto final é entregue. O Must de Cartier, o primeiro perfume da Cartier e meu preferido, foi lançado em 1981. Olhem só o frasco.

A Guerlain, desde 1928 leva meses para confeccionar o produto personalizado. A perfumista Sylvaine Delacourte usa truques para descobrir a herança olfativa dos clientes, faz passeios a padarias e floriculturas. De resultado: 3 litros da essência final em frascos de diversos tamanhos de cristal Baccarat. A Jean Patou, tem seu supervisor na linha de perfumesa, Jean-Michel Duriez, que prepara diversas fórmulas baseadas durante passeios de limusine por Paris com o cliente, e, no final do processo, seleciona a essência com que mais se identifica.

A empresa ficou conhecida com o perfume Joy (é apenas o máximo) em 1929, e ofereceu o mimo às clientes de famílias que foram afetadas pela quebra na bolsa de Nova York, como uma maneira de reanimá-las. Jasmim de Grasse, na França, é um dos ingredientes exclusivos usados na produção dos perfumes “sob medida”. O jasmim veio de Grasse (cidade da Riviera Francesa, considerada a capital mundial do perfume), e pode custar cerca de US$ 55 mil o quilo e não são usados na produção em alta escala de perfumes, tornando-se um diferencial no produto customizado.

As essências como a Cartier, a Guerlain e a Jean Patou podem valer de US$ 45 mil até cerca de US$ 100 mil. Outra empresa, a L´Artisan, no segmento de perfumes desde 1976, e o perfumista Francis Kurkdjian (já esteve por trás de algumas fragrâncias de Jean Paul Gaultier) produz “perfumes sob medida” desde 2001, oferecem o serviço a preços que variam de US$ 10 mil a US$ 17 mil.

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