sexta-feira, 18 de maio de 2018

IETA NÓRDICA: PLANO CONTROLA O COLESTEROL, DIABETES E ATÉ O PESO....






Nórdica ou viking é uma versão dos povos da Escandinávia para a DIETA MEDITERRÂNEA... Alimentos adaptados para o clima da Dinamarca, Suécia e Noruega, mas pode adotar os bons hábitos em solo brasileiro.

Os destaques são vegetais, frutas, peixes, alimentos integrais e fontes de gorduras boas, evitar bebidas açucaradas, preferir sucos de frutas, alimentos com conservantes e preferir os orgânicos.

Cientistas escandinavos de diversas universidades e institutos e publicada no JOURNAL OF INTERNAL MEDICINE concluiu que a dieta ajuda a baixar os níveis do colesterol ruim, LDL, e aumenta o bom, HDL, prevenindo a aterosclerose, doença que causa o estreitamento dos pequenos vasos sanguíneos que fornecem sangue e oxigênio para o coração e por consequência traz mais risco a hipertensão.



Os peixes de águas frias, como o salmão, o bacalhau e o arenque, são as melhores opções para a saúde, ricos em ÔMEGA 3. Centeio, aveia, cevada, arroz e massas integrais, possui mais fibras do que o trigo e ajuda a diminuir com maior intensidade a velocidade de absorção da glicose o que é interessante para pacientes do diabetes.

Alimentos integrais, como o arroz e as massas, são bons porque preservam todas as estruturas do grão, como proteínas, fibras, vitaminas e minerais. Eles também ajudam no emagrecimento, pois proporcionam saciedade, já que a digestão dos integrais é mais lenta.

De acordo com o INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER (INCA) o consumo de alimentos integrais acompanhado de verduras, legumes e frutas, que também são indicados na dieta nórdica, ajuda a diminuir o risco de câncer de pulmão, cólon e reto, estômago, boca, faringe e esôfago.



Frutas vermelhas como o cranberry, blueberry, morango e amora são muito frequentes nos países escandinavos e proporcionam uma série de benefícios. As frutas vermelhas também contam com flavonoides.
A dieta nórdica recomenda o consumo diário de diversos vegetais. Porém, o repolho é um dos mais ingeridos entre os povos escandinavos, porque possui glucosinolatos que ajudam a eliminar as toxinas do organismo, favorece o trabalho do fígado e é um anticancerígeno, alguns estudos inclusive mostram que ele pode ajudar na regressão do tumor, é importante para os olhos porque possui a luteína, um antioxidante que é protetor da mácula ocular.

Além de estimular o consumo de peixe, a dieta viking também incentiva às pessoas a comerem outras carnes brancas e a diminuir a ingestão da vermelha.



Na alimentação dos povos escandinavos o azeite não está tão presente, por isso a dieta nórdica sugere o consumo do óleo de colza, rico em ômega 3 e 9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário