segunda-feira, 11 de setembro de 2017



O júri do 74º Festival de Veneza premiou neste sábado encerrando a Mostra, o mexicano Guillermo del Toro que conquistou o Leão de Ouro por ‘THE SHAPE OF WATER’, fábula de amor entre uma empregada muda e uma estranha criatura anfíbia.


No filme, a jovem não procura príncipes porque já está apaixonada pelo ser mais inquietante. “Ele me vê e não fica com pena de mim por ser incompleta”, afirma no filme. O idílio entre uma faxineira muda e a criatura aquática presa nas instalações secretas onde ela limpa o chão todos os dias encantou o Festival do início ao fim sob aplausos.






O filme irá inaugurar o Festival de Sitges, na Espanha, em 5 de outubro.


Quis filmar uma ode ao amor, a força mais poderosa, e ao cinema”, explicou Del Toro em um encontro com um grupo de jornalistas. É seu melhor trabalho desde “O Labirinto do Fauno”, avisou o diretor do festival, Alberto Barbera..... Del Toro concordou com Barbera. “Algumas vezes os projetos te dão satisfação quando os termina, porque saem exatamente como você queria. Podem agradar ou não ao público, mas já valeram a pena”, contou..... Ambientado em plena Guerra Fria, o filme mistura poesia e reivindicação, segundo Del Toro: “Sempre acreditei que a fantasia é um gênero político. Muitos de nós temos ideias fixas e o conto de fadas é um antídoto. Quis que o filme fosse emoções e imagens, mais do que palavras”.




Como mexicano, sei o que significa ser visto como o outro. É um filme de 1962, mas atual. Falar de ‘tornar a América grande novamente’ é como retornar a essa época. Racismo, diferenças de classe... Enfrentamos os mesmos problemas”.









Lista de premiados do 74º Festival de Cinema de Veneza: LEÃO DO OURO DE MELHOR FILME: The shape of water, do mexicano Guillermo Del Toro (EUA). LEÃO DE PRATA DE MELHOR DIRETOR: Xavier Legrand, por Jusqu’à la garde (França). GRANDE PRÊMIO DO JÚRI: Foxtrot, de Samuel Maoz (Israel). PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI: Sweet country, de Warwick Thornton (Austrália). COPA VOLPI DE MELHOR ATOR: Kamel El Basha em The insult, de Ziad Doueiri (Itália).  COPA VOLPI DE MELHOR ATRIZ: Charlotte Rampling em Hannah, de Andrea Pallaoro (Itália). MELHOR ROTEIRO: Martin McDonagh por Three billboards outside Ebbing, Missouri (GB). PRÊMIO MARCELLO MASTROIANNI DE MELHOR ATOR OU ATRIZ: Charlie Plummer em Lean on Pete, de Andrew Haigh (GB). LEÃO DO FUTURO DE MELHOR PRIMEIRO FILME: Xavier Legrand, por Jusqu’à la garde (França).




Nenhum comentário:

Postar um comentário