quinta-feira, 18 de maio de 2017

Jornalista Baby Garroux: o grafiteiro Eduardo Kobra ganhou o mundo definitivamente...





Existem muitos grafiteiros no Brasil, mas sabe-se lá porque ele é o mundialmente conhecido e respeitado. Kobra acabou de fazer dois murais num hospital infantil de Blantyre, Maláui, na África (‘fui a convite da cantora Madonna.... eu e a equipe encaramos várias dificuldades, trabalhamos muito doentes a base de remédios, mas valeu a pena, jamais imaginei ter a oportunidade de levar meu trabalho a tantos países’). Em seguida na Espanha (Múrcia) pintou um mural inspirado em Salvador Dalí. Em maio, de 3 a 7 de maio pintou cinco telas inéditas em Dusseldorf, na Alemanha, mostrando o amor de mãe nos cinco continentes. Esteve em Dubai (Emirados Árabes) e assim vai...




Hoje na Itália, Eduardo está criando o mural pintado em um paredão de mármore a mil metros de altura na cidade de Carrara, na Itália inspirado em "Davi", de Michelangelo. Grafite feito diretamente sobre a pedra usada pelos mestres renascentistas para criar suas obras primas: “É uma questão simbólica estar pintando aqui, onde Michelangelo e outros mestres buscavam as pedras para as suas obras. O próprio mármore para Davi foi retirado daqui, não se sabe onde exatamente. De uma certa forma, me sinto devolvendo "Davi" para este cenário” declarou Kobra, que iniciou o mural dia 15 de maio e deve concluir até o dia 20.

Para chegar à pedra, Kobra leva uma hora de jipe 4x4, do local onde está hospedado até o alto da montanha. Ele inicia por volta de 7h da manhã e termina à noite, por volta das 20h, para aproveitar a luz natural: “O chão é muito liso, preciso tomar cuidado quando uso escadas. Para fixar a tinta, precisei de um selador especial, mas gostei muito da textura da pedra, da delicadeza das cores. De última hora decidi aproveitar a cor natural da pedra em detalhes e pontos de luz da pintura.”... Kobra fica na Itália até 20 de maio, mas ele e equipe foram vistos circulando em Florença visitando galerias e museus.



Na próxima segunda feira Kobra pinta um mural em Lisboa de 15 metros com o Cacique Raoni, da tribo Caiapó. Não para por aí. Continua rodando o mundo e vai criar um mural em Chicago na abertura do Festival de Jazz, na presença de Keith Richards e do prefeito de Chicago, Rahm Emanuel. Por lá, fará 28 murais em Nova York.



No Brasil vai lançar em São Paulo o livro “Kobra” coletânea de cerca de 20 obras sua, e o "maior mural do mundo", pintado no Km 35 da rodovia Castelo Branco. com fotos e textos sobre seus principais murais no Brasil e no mundo. Da capital paulista, Kobra segue para Inglaterra, onde vai pintar um mural em Bristol, cidade de Banksy, seu artista de rua preferido.






Nenhum comentário:

Postar um comentário