quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Jornalista Baby Garroux: atriz e bailarina Marilena Ansaldi se despede dos palcos...




Uma fera no palco Marilena Ansaldi, aos 74 anos fez sua última performance encerrando carreira durante as gravações do ‘Figuras da Dança’, programa produzido pela São Paulo Companhia de Dança. Nasceu em 4 de novembro de 1934 na cidade de São Paulo, filha do barítono Paulo Ansaldi e da corista Maria Nazareth da Silva.




Em 1950, começou seus estudos em dança, com Rafic Garzuzi. Em 1975, trabalhou linguagem para o teatro com a peça autobiográfica Isso ou Aquilo?, direção de Iacov Hillel. Ganhou o Grande Prêmio da Crítica APCA, por sua atuação na criação do Teatro Galpão, prêmio Molière e o prêmio Governador do Estado de São Paulo. Ao lado de Rodrigo Santiago, atuou no espetáculo Por Dentro / Por Fora, com argumento e textos de Mário Chamie. Em 1977, apresentou o espetáculo Isso ou Aquilo? no Festival Mundial de Teatro de Nancy, na França e na Itália. Recebe o prêmio de melhor espetáculo individual por sua participação. Escreveu e atuou em Escuta, Zé!, inspirado no livro de Wilhelm Reich com direção de Celso Nunes. Em 1979, apresentou Um Sopro de Vida, adaptação da obra de Clarice Lispector, com direção de José Possi Neto. Recebeu o prêmio APCA de melhor atriz, o prêmio Mambembe e o prêmio do Serviço Nacional do Teatro de melhor espetáculo. Em 1980, escreveu o roteiro, atuou e produziu o musical Geni, com texto de Chico Buarque e José Possi Neto, sob a direção de Possi. Remonta Escuta, Zé! e excursionou com a peça pelo interior se São Paulo.





Nesse domingo (04/12), se apresentou pela última vez aos 84 anos no Teatro Cetip, em São Paulo. Que belíssima carreira como primeira bailarina do Balé Bolshoi, da Rússia, e solista do Theatro Municipal de São Paulo. Disse adeus com o espetáculo “Orpheus“, ao lado da bailarina Vera Lafer, do Studio3 Cia. de Dança, dirigido por José Possi Neto, coreografia de Anselmo Zolla e músicas na voz de Zizi Possi.



Nenhum comentário:

Postar um comentário