segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Jornalista Baby Garroux: “As Cores do Sagrado” por Carybé






“As Cores do Sagrado” em 50 obras do artista Carybé na Caixa Cultural São Paulo com curadoria de Solange Bernabó filha do saudoso artista.

Quando me hospedava na casa de Jorge Amado na Bahia, Carybé fazia um tour Candomblé comigo e uma vez, comigo e Clara Nunes, quando Mãe Menininha gritou Oya e dobrou toque na entrada inesquecível. O argentino de nascimento, mas baiano por opção, Carybé foi um dos mais produtivos e inquietos artistas do Brasil.



A mostra a partir do dia 10: “Essa mostra não retrata o lado místico, fruto da imaginação de Carybé. É uma representação da realidade, a partir da observação do que, de fato, acontecia nos terreiros. Ele retratava com respeito e beleza as práticas da religião”, diz Solange.

Imagens produzidas nos 30 anos de pesquisas, entre 1950 e 1980, registros de vivências pessoais do artista nos terreiros que frequentava. As casas de matriz africana, tradição nagô, jeje e angola. Sem fotografar – não é permitido -, a memória de Carybé registrou tudo e retrata com exatidão a riqueza das práticas, ritos de iniciação, passando pela festas, incorporação dos orixás, rituais fúnebres, incrível.







Nas fotos: Carybé, em agosto de 1997, na casa em Brotas, dois meses antes de morrer. Foi no espaço, para onde se mudou em 1961, com a mulher e os filhos, que ele criou. O Instituto Carybé criado há alguns  anos. Solange Bernabó, filha do artista, é a secretária da instituição.




Caixa Cultural São Paulo. Praça da Sé, 111 – Centro. Abertura: 10 de dezembro de 2016 (sábado), às 11h. Visitação: 10 de dezembro de 2016 a 28 de fevereiro de 2017  - terça-feira a domingo – 9h às 19h.


Nenhum comentário:

Postar um comentário