terça-feira, 2 de agosto de 2016

Jornalista Baby Garroux: sucessa como dubladora de novelas latinas exibidas nos EUA



Daniela Escobar após 16 anos como funcionária da Globo, virou dubladora de novelas latinas exibidas nos EUA .

Aos 47 anos, está morando nos Estados Unidos estudando cinema e roteiro em Los Angeles, na Califórnia. Na TV brasileira é a atual vilã de A Garota da Moto, série do SBT.

Um sonho profissional antigo era ser dubladora, mas que nunca tive a chance de realizar no Brasil. Fui atrás de empresas de dublagem muitas vezes no Rio de Janeiro e sempre batia com a cara na porta. Fiz muitas locuções para comerciais e vídeos, a maioria em São Paulo, mas sempre queriam a 'atriz Daniela Escobar', e não apenas uma voz. Um mercado fechado, que tem 'pinimba' de atores com carreira estabelecida em televisão", conta.

Nos Estados Unidos, Daniela já dublou quatro novelas latinas de cerca de 150 capítulos, de espanhol para português e inglês. Também já emprestou sua voz para cursos, vídeos institucionais e desenhos animados

"Eu tinha essa vontade porque sempre detestei o que ouvia. Com raras exceções, as traduções não são legítimas e nem coloquiais, parece que o sujeito está sempre lendo, não atuando. Tinha certeza de que faria melhor. É um exercício da profissão sob outra ótica. Realizei esse desejo e me divirto muito dublando", declara.

Mudou para Los Angeles, há 11 anos, para estudar inglês e ter melhor qualidade de vida. "Não vim pensando no mercado de Hollywood. Vim pensando inclusive que minha carreira iria acabar. Vim preparada para nunca mais atuar", revela.

A atriz voltou ao Brasil para trabalhar em novelas. Participou em Ti Ti Ti (2010), A Vida da Gente (2011) e Flor do Caribe (2013). No cinema, fez quatro filmes (três com produção brasileira e um norte-americano), todos em fase de edição e finalização. "Para trabalhar aqui [nos EUA], é só ter um agente e ir para os testes. Não é difícil se você é fluente na língua", acredita.

A atriz negocia papéis só com produtores de cinema e de séries: "As séries geralmente são mais cuidadas, feitas com mais tempo e mais curtas. O que, na minha opinião, é melhor [do que uma novela], porque o telespectador, o elenco e a equipe não se cansam da história", explica.


"Tudo pode mudar a qualquer momento, a situação, as ideias, as vontades, os próprios projetos. Só falo quando já estão prontos e no momento de divulgação. De agora em diante, estou aberta a qualquer possibilidade que não seja só fazer cinema como atriz", declara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário