sexta-feira, 8 de julho de 2016

Jornalista Baby Garroux: Venezuela: fim de linha???... Para os pobres e não para os ricos...






Minha viagem a Venezuela anos atrás, foi assustadora. Senti de perto a derrocada que estava a caminho, mas agora..... piorou tudo. Tenho muitos amigos que deixei por lá, mas sempre nos comunicamos. Como vivem????

O Departamento de Estado americano recomendou nesta quinta-feira (7) que “seus cidadãos não viajem para a Venezuela devido ao crime generalizado no país, à escassez de alimentos, remédios, e aos episódios de revoltas e roubos.”

"O crime violento - homicídios, ataques à mão armada, sequestros e roubos violentos de carros - é endêmico em todo o país (...), inclusive em áreas geralmente vistas como seguras e frequentadas por turistas", advertiu o departamento em um comunicado.



O governo americano pede que seus viajantes evitem a Venezuela por tempo indeterminado. "Os protestos políticos podem ocorrer espontaneamente e espera-se que tenham espaço com maior frequência nos próximos meses em Caracas e outras regiões do país. São comuns as longas filas para comprar produtos básicos e houve relatos de revoltas e violência durante estas esperas, que muitas vezes terminam em lojas saqueadas e ruas bloqueadas. Os traficantes de drogas e grupos armados ilegais estão ativos nos estados de Zulia, Táchira e Apure na fronteira com a Colômbia". indicou o comunicado.

E os ricos, como vivem em meio à crisea? .... Uma parte da população consegue evitar as filas para comprar comida, manter a qualidade de vida alguns luxos. Alguns ricos empresário, conscientes da realidade do país, não enfrentam horas de fila para comprar produtos regulados pelo governo. Compram alimentos por outros canais. Vijam ao exterior com seus jatinhos, festejam aniversários o paradisíaco arquipélago de Los Roques, no Caribe venezuelano.



Sei de fonte limpa que restaurantes da moda continuam cheios e lojas de importados vendemo seus produtos para nababescas festas com músicos famosos. A classe especial dos que tem acesso a dólares. Os "boliburgueses", próximas do chavismo. Ricos graças ao governo.


Que Venezuela é essa????

Não é com certeza o lado das pessoas que percorrem uma dúzia de lojas ou supermercados para fazer compras, não recorrem ao mercado negro ou 'bachaqueros'.

O açúcar e o café são vendidos em saquinhos de 100 gramas ou menos, para quem não pode bancar um quilo. Que geração irá salvar a Venezuela não sei. Nem eles.


É sofrível.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário