segunda-feira, 11 de julho de 2016

Jornalista Baby Garroux: A "vaquinha" (crowdfunding online) funcionou para comprar a praia de Awaroa no Parque Nacional Abel Tasman



A "vaquinha" (crowdfunding online) funcionou para comprar a praia de Awaroa no Parque Nacional Abel Tasman, na Ilha Sul, praia intocada na Nova Zelândia após uma campanha.

Cerca de 40 mil pessoas entraram no projeto e arrecadaram 2,3 milhões de dólares neozelandeses (US$ 1,7 milhão, ou R$ 5,6 milhões pagando ao empresário Michael Spackman ex-propietário). Foi entregue aos seus novos donos: o público que irão desfrutar os sete hectares (equivalente a sete campos de futebol) que será administrado por um parque nacional.

Seu dono anterior, o empresário, concordou em vender a praia após o crowdfunding alcançar sua meta em pouco mais de três semanas de campanha.



O ativista Duane Major um dos organizadores da campanha, disse à BBC: "É um grande dia. Às vezes você pode se sentir completamente sem poder, então para nós essa é uma maravilhosa experiência de empoderamento. Tem sido uma experiência real de união. Pessoas de outros países também têm reconhecido o que isso representa. Vivemos a era de várias formas de tecnologia, que podem separar as pessoas. Mas neste caso ela as juntou.", acrescentou.

Os grupos maori da região argumentaram que a praia deveria ser entregue a eles. Segundo Major, a comunidade maori será envolvida no futuro da área.


A praia se localiza em uma região remota da costa norte da Ilha Sul, mas há a opção de acessá-la por avião - há uma pista perto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário