domingo, 17 de julho de 2016

Jornalista Baby Garroux: Conjunto da Pampulha ganha título de Patrimônio Mundial da Unesco neste domingo (17).




O Complexo criado por Niemeyer foi avaliado em Istambul em decisão tomada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em Istambul, na Turquia. Confirmado pelo Ministro da Cultura, Marcelo Calero. Em sua conta no Twitter, Calero postou às 6h41 deste domingo: "Viva! Pampulha Patrimônio Mundial!"

Agora são 20 os patrimônios mundiais da humanidade tombados pela Unesco no Brasil.



A candidatura foi muito bem fundamentada. O conjunto foi um marco da arquitetura mundial moderna nos anos 40”, disse o presidente do Icomos no Brasil, Leonardo Castriota.

O conjunto foi criado para que fosse um marco de modernidade. Teria que ser ousado. Oscar Niemeyer usou dos movimentos modernos para dar uma identidade vanguardista. JK já era um homem preocupado em trazer modernidade para a jovem capital que não tinha nem 40 anos”, disse o historiador e diretor do Arquivo Público de Belô, Yuri Mesquita.


 

Nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein”, dizia Oscar Niemeyer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário