segunda-feira, 25 de abril de 2016

Jornalista Baby Garroux: O domingo é dele: Guilherme Dabus.



Não é preciso ter um 'trono de ferro' e sim mais abençoadas como as do Dr. Dabus.
No Baptist Hospital em Miami, o aneurisma cerebral é atendido pelo médico brasileiro Guilherme Dabus, de 38 anos, um dos maiores especialistas no assunto na Flórida.

"Eu sempre tive muito contato com a medicina através do meu pai que também é médico. Muitas vezes ele me levava junto para o hospital ou outras minha mãe nos levava para visitá-lo quando estava de plantão”, conta o médico.

Depois da residência no Brasil, fez especialização nos Estados Unidos e, com treinamentos em Chicago, no General Hospital/Harvard Medical School em Boston. Em Miami trabalhou como diretor do Centro de Neurociência do Baptist Hospital.

"O grande desafio de trabalhar no cérebro é que qualquer problema ou complicação, por menor que seja, pode levar a resultados catastróficos e algumas vezes ser um evento fatal para o paciente. Na minha área especificamente, como as artérias. A maior recompensa é o lado humano, é a gratidão por ter sido parte, por ter influenciado de forma positiva (através do tratamento), esse momento tão delicado e importante para esse paciente e sua família. É um privilégio e uma honra poder participar desses momentos e ter a confiança desses pacientes e suas famílias. Isso é algo que todos nós médicos devemos lembrar todos os dias."

Em suas palestras em congressos e eventos científicos, a frase de Aristóteles que resume tudo: “Nós somos o que fazemos repetidamente; a excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito”.

Guilherme é querido por seus pacientes e chamado de “milagroso”.

"Prevenir um aneurisma cerebral não é fácil, já que estão envolvidos fatores genéticos. O fumo e a hipertensão arterial também estão relacionados com o rompimento do aneurisma e sempre recomendamos que pacientes com aneurisma cerebrais não fumem ou que parem de fumar e que mantenham a pressão arterial bem controlada. No caso do AVC isquêmico, a recomendação é a mesma para doenças cardiovasculares em geral. Ou seja, ter uma vida saudável e ativa, se exercitando três vezes por semana, controle da pressão arterial, controle do colesterol, controle da diabetes, e evitar sedentarismo, evitar fumar."



Nenhum comentário:

Postar um comentário