terça-feira, 14 de maio de 2013

13 DE MAIO: NÃO PODEMOS ESQUECER NUNCA!!!




Em 13 de maio de 1888 foi assinada a Lei Áurea que aboliu a escravidão no Brasil. Hoje é um dia histórico e deveria ser celebrado. A Princesa Isabel foi infinitamente mais importante para os direitos humanos do que Zumbi, que talvez seja uma lenda... 
A escravidão, infelizmente, continua....... de várias formas....
Na época em que os portugueses começaram a colonização do Brasil, não existia mão-de-obra para a realização de trabalhos manuais. Usaram e muito o trabalho dos  Índios nas lavouras. Até os religiosos se colocaram em defesa dos índios condenando sua escravidão. 
Os portugueses encontraram rápido um outro caminho: foram à busca de negros na África para submetê-los ao trabalho escravo em sua  Colônia. Deu-se, assim, a entrada dos escravos no Brasil. 

O processo de abolição da escravatura no Brasil foi trabalho árduo, sofrido, terrível. Os negros, trazidos do  continente Africano, eram transportados dentro dos porões dos navios negreiros. Devido as péssimas condições, muitos deles morriam durante a viagem. No desembarque, eram comprados por fazendeiros e senhores de engenho, que os tratavam de forma cruel e desumana.  
Prática considerada “normal” do ponto de vista da maioria. Sorte que os , abolicionistas eram contra este tipo de abuso; contudo, esta prática permaneceu por quase 300 anos. 
O principal fator que manteve a escravidão por um longo período foi o econômico. A economia do país contava somente com o trabalho escravo para realizar as tarefas da roça e outras tão pesados quanto estas.

O primeiro passo foi dado em 1850, com a extinção do tráfico negreiro. Vinte anos mais tarde, foi declarada a Lei do Ventre-Livre (de 28 de setembro de 1871). Tornava livre os filhos de escravos que nascessem a partir de sua promulgação. 
Em 1885, foi aprovada a lei Saraiva-Cotegipe ou dos Sexagenários que beneficiava os negros de mais de 65 anos. Foi em 13 de maio de 1888, através da Lei Áurea, que liberdade total finalmente foi alcançada pelos negros no Brasil. Esta lei, assinada pela Princesa Isabel, abolia de vez a escravidão no Brasil.
Após a abolição, a vida dos negros brasileiros continuou muito difícil. 
O estado brasileiro não se preocupou em oferecer condições para que os ex-escravos pudessem ser integrados no mercado de trabalho formal e assalariado. 

Muitos setores da elite brasileira continuaram com o preconceito. Prova disso, foi a preferência pela mão-de-obra europeia, que aumentou muito no Brasil após a abolição. Portanto, a maioria dos  negros encontrou grandes dificuldades para conseguir empregos e manter uma vida com o mínimo de condições necessárias (moradia e educação principalmente).

Nenhum comentário:

Postar um comentário