sexta-feira, 17 de agosto de 2012

O ESPECTRO DIVERSO – 600 ANOS DE CERÂMICA COREANA






Nesta sexta-feira (dia 17), o Masp recebe a mostra concebida especialmente para o Masp, com raros exemplares da arte cerâmica organizada pela curadoria do Museu Nacional da Coreia. 
Produzidas ao longo de séculos estarão ao lado de outras, contemporâneas, que reinterpretam os princípios tradicionais dessa arte. O público pode conferir as obras até o dia 25 de novembro. 
Mais de 70 obras-primas da coleção do Museu Nacional da Coreia, todas inéditas no Brasil. Curadoria de Heagyeong Lee. A exposição integra as comemorações dos 50 anos da imigração coreana ao Brasil. 
A Dinastia Joseon (1392-1910), que durou cinco séculos e sucedeu à Goryeo (918-1392), trouxe uma grande mudança de paradigmas e presenciou o desenvolvimento do que é considerada a época de ouro da produção ceramista. Inicialmente, esta porcelana só era usado pela família real e pela corte, para cerimoniais, rituais e utensílios de mesa, como copos e jarras, principalmente. Mas com o crescimento e difusão da técnica a população passou a demandar porcelana branca dos artesãos. 
A produção deste tipo de cerâmica, iniciada nas províncias centrais e do sul, se espalhou por todo o país.  
Masp. Av. Paulista, 1578. De terça a domingo, das 11h às 18h. R$ 15 (inteira) e R$ 7 (meia). Grátis às terças-feiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário