quarta-feira, 1 de agosto de 2012

MUSEU D’ORSAY DE PARIS CHEGANDO NO BRASIL




Pela primeira vez com 85 peças do acervo do museu, IMPRESSIONISMO: PARIS E A MODERNIDADE é uma exposição inédita que apresenta um panorama detalhado da pintura impressionista e pós-impressionista por meio de obras-primas de artistas como Claude Monet, Vincent Van Gogh, Jules Lefebvre, Édouard Manet, Paul Gauguin, Pierre-Auguste Renoir e Toulouse-Lautrec. A mostra acontece entre os dias 4 de agosto a 7 de outubro, no Centro Cultural Banco do Brasil.
Paris atraiu os maiores artistas do século 19, que, atraídos por seu magnetismo, pintaram sua paisagem, seus lugares e a vida sob diferentes perspectivas. Paris e a modernidade, ligadas ao crescimento da cidade, à vida moderna, aos caminhos de ferro e às estações.
A exposição congrega módulos, três deles dedicados ao dia a dia na metrópole: Paris: a cidade moderna, apresentam a vida urbana marcada pela construção de grandes boulevards, mercados, jardins públicos, cafés, óperas e bailes. Cenas e vistas do Rio Sena e da catedral de Notre-Dame de Paris, retratadas por Pisarro e Gauguin; as cenas da vida burguesa descritas por Renoir; o cotidiano mundano das prostitutas, em quadros como Femmeau boa noir, de Toulouse-Lautrec, entre outras.
Os outros quatro módulos – Fugir da cidade, Convite à viagem, Na Bretanha e A vida silenciosa – trabalhos de artistas que escaparam do ritmo acelerado de Parispara, vida reservada. Estão Claude Monet, que se mudou para Argenteul, no interior da França, e depois para Giverny. Van Gogh seguiu para Arles, com a finalidade de formar uma colônia de artistas. Gauguin e Émile Bernard foram viver na Bretanha. Cézanne voltou a Aix-en-Provence para redescobrir a luz.
Um acontecimento sem precedentes na história cultural brasileira, iniciativa do Museu d’Orsay e da Fundación Mapfre para o CCBB.
Organização a cargo da Expomus, empresa brasileira que atua há mais de 30 anos no mercado cultural, escolhida para trazer a exposição ao Brasil. O presidente do Museu d’Orsay, Guy Cogeval, o diretor geral doInstituto de Cultura da Fundación Mapfre, Pablo Jiménez Burillo, e a curadora-chefe do Museu d’Orsay, Caroline Mathieu, são os curadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário