quarta-feira, 22 de agosto de 2012

DIA DO FOLCLORE DIA DE PARINTINS





Festival cultural, das maiores festas regionais do Brasil. Começou oficialmente em 1965, e desde então, o evento se repete todo mês de junho. A festa acontece na ilha de Parintins, às margens do rio Amazonas, a 420 quilômetros de Manaus. 
Dois grandes grupos - os "bois" - representam nas ruas de Parintins o folclore do boi-bumbá, uma variação do bumba-meu-boi nordestino. 
Lindíssimas fantasias, músicas e alegorias, quando os bois encenam a lenda de Catirina, uma roceira que estava grávida e com desejo de comer língua de boi. Para satisfazê-la, seu marido, Negro Francisco, sacrifica o boi favorito do patrão, que ameaça matar o coitado. Quem salva tudo é um pajé, que ressuscita o chifrudo e garante um final feliz. 
O primeiro boi a representar essa história foi o Garantido, fundado em 1913. Nove anos depois, em 1922, apareceu o boi Galante, renomeado como Caprichoso em 1925. O Garantido usa o vermelho, é conhecido como "boi do povão". O Caprichoso, adepto do azul, é o "boi da elite". 
A disputa era informal e rolava no centro da cidade. Agora se transformou em superprodução comparável aos desfiles das escolas de samba do Rio, com a construção do "bumbódromo", uma megaarena onde rolam as apresentações. Nas três noites de disputa, o espetáculo chega a atrair milhares de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário