sexta-feira, 22 de outubro de 2010

PELÉ - DESTAQUE DA COLUNA NOS SEUS 70 ANOS

Edison Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, que nasceu em Três Corações no dia 21 de outubro de 1940, considerado maior jogador de futebol de todos os tempos no planeta completa, 70 anos. Recebeu o título de Atleta do Século de todos os esportes em 15 de maio de 1981, eleito pelo jornal francês L'Equipe. No fim de 1999, o Comitê Olímpico Internacional, após uma votação internacional entre todos os Comitês Olímpicos Nacionais associados, também elegeu Pelé o "Atleta do Século". A FIFA também o elegeu, em 2000, numa votação feita por renomados ex-atletas e ex-treinadores como o Jogador de Futebol do Século XX.
 
O amigo eterno Pelé, que tive a chance e grande oportunidade de conviver não só com ele durante longo tempo, mas com toda a sua família, porque fomos vizinhos de casa em Bauru. Inclusive fiz a primeira reportagem com fotos de sua família no sentido privado, passando um Natal juntos, para os Diarios Associados. Foi das melhores épocas de nossas vidas. O mesmo garoto, simples, gente finissima, cantava entre nosso pequeno grupo, que depois cresceu ao chegar em São Paulo, transformando no "Clube Camisa 10" com direito a participação do adorado também amigo Osmar Santos, o Pelezão, Andó, e tantos outros.

Pelé brilhou com a camisa do Santos e da Seleção Brasileira. Ele encerrou a carreira quando jogava no Cosmos, dos Estados Unidos em 1974. Estou sabendo que o Santos prepara uma festa no domingo, em São Paulo, para assinalar os 70 anos do “Rei” Pelé, na reta final do campeonato brasileiro. A festa do Santos para Pelé incluirá uma série de ações de “marketing”, mas não sabemos ainda se deverá contar a presença do “atleta do século”, ou se ele celebrará o aniversário apenas com a família.
 
Ninguém, nenhum brasileiro, deve deixar passar em branco, pois ele é o nosso Rei Pelé, vindo de Três Coração, cidade no Sul do Estado de Minas Gerais, como Edson Arantes do Nascimento, cujo nome foi uma homenagem ao inventor da lâmpada, mudando-se aos quatro anos para São Paulo, juntamente com o pai, que era futebolista de uma equipa local. Seguindo os passos do pai, começou a jogar aos 11 anos, quando logo o seu talento despertou as atenções de futebolistas da época. Pelé começou a jogar pelo Santos em 1956, então com 15 anos, acumulando nos anos seguintes recordes mantidos até hoje, como 1091 golos em 1116 partidas.

Nossa consagração
a "Camisa 10"
Se o tempo passa para Pelé, a presença do mito na vida brasileira é uma realidade constante. É o que mostra o especial Pelé do Brasil, que o SporTV Repórter leva ao ar no dia 23, quando Edson Arantes do Nascimento comemora 70 anos. Para explicar como estas sete décadas marcaram o coração popular brasileiro de diversas formas, o programa seguiu em busca de rastros e lembranças deixadas pelo mito em três cidades que marcaram sua vida: Três Corações, Bauru e Santos. Além disso, o especial analisa a onipresença de Pelé na vida brasileira, imortalizado não só na memória dos campos de futebol. Lembrado em prosa, verso e imagens, ele marcou seu nome em diversos campos - literatura, música, cinema, publicidade, política, entre outros. O especial Pelé do Brasil vai ao ar às 22h, no SporTV.


Eu e Pelé em festança
na Disco Aquarius.

Nosso grupo "Camisa 10"
com Osmar Santos

Para mostrar esta trajetória em detalhes, o programa reúne um time de especialistas em suas áreas de atuação para esclarecer o porquê de Pelé ter alcançado status único na história brasileira. José Bonifácio de Oliveira (Boni), Washington Olivetto, Zuza Homem de Mello, Mauricio de Sousa, Milton Gonçalves, Roberto DaMatta, Maurício Murad, Luiz Carlos Barreto, Daniel Piza, Villas-Bôas Corrêa e Orlando Duarte dão seus depoimentos sobre o Rei. A reportagem especial também dá voz a amigos - desde a infância até hoje - e a vários representantes da população brasileira, que acompanharam a formação e a ascensão de um mito vivo no Brasil e no mundo.

Daqui, minha homenagem e saudades do sempre amigo Pelé. Amigo que deixou exemplo, levou o nome do Brasil além mar, respeitadissimo e digno do título. Valeu amigo! Parabéns!

Nenhum comentário:

Postar um comentário