quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Pelé apresenta Programa Esportivo Lúdico Escolar

O Instituto Butantan desenvolveu uma nova droga de combate à asma, à base do veneno do peixe niquim, conhecido como peixe-sapo. A substância leva vantagem sobre os corticóides normalmente usados no tratamento da doença, que podem causar efeitos colaterais no sistema imunológico, rins e fígado. A droga poderá ser ministrada em quantidades menores do que as normalmente utilizadas pela indústria farmacêutica. A substância, que já está patenteada, será testada agora para ser usada na produção de medicamentos. O Butantan também deve registrar a patente nos Estados Unidos, União Europeia, Canadá, México, China, Índia, Japão e Coreia do Sul.
 
Claudio Goldan.
O compositor e pianista Claudio Goldman, filho do governador Alberto Goldman, apresenta o show "Versão Brasileira" no Bourbon Street, no dia 20. Em seu repertório, ele transforma composições de Beethoven e Mozart em versões de chorinho e xote.

Roriz.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) propôs a criação de um códigode ética para a Magistratura. O assunto estará na auta do Conselhoem reuniãomarcada para o próximo dia 19. A intenção seria criar um texto mais abrangente do que a Lei Orgânica da Magistratura (LOMAN). A medida passou a ser defendida no CNJ depois da estratégia montada por Joaquim Roriz, de contratar como seu advogado o genro do Ministro do STF, Carlos Ayres Britto.

Franka Holtmann.
Franka Holtmann, diretora geral do Hotel Le Meurice, recebeu a Legião de Honra, a mais alta honraria francesa, concedida a personalidades que tenham prestado relevantes serviços ao país. É a primeira mulher como diretora geral de Hotel a recebê-la. Recebeu das mãos de Catherine Paley Vincent, advogada francesa. Foi na presença de 300 convidados, altas personalidades.
Mantega.
O Ministro da Fazenda, Guido Mantega, não descarta que novas medidas possam ser adotadas para conter o fluxo de capital estrangeiro e a valorização do Real. Mase cedo ainda para avaliar a eficácia do aumento do imposto sobre operações financeiras (IOF) de 2% para 4% para capital estrangeiro: "Nós fazemos essa medida ainda no periodo de caitalização da Petrobras. Esperei o primeiro turno das eleições para não trazer nenhuna interferência. Continua havendo alguma valorização do Real."

A Embraer entregou nesta quinta-feira um avião personalizado - Jato 195 - à Azul Linhas Aéreas. A aeronave, um jato do modelo 195, foi realizada também em parceria com a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) e teve seus detalhes pintados de cor de rosa para apoiar a causa. A cor de rosa é conhecida como símbolo da luta contra o câncer de mama, segundo a entidade. Além disso, a tripulação do jato será composta apenas por mulheres, vestindo uniformes da mesma cor. ..  O avião foi entregue nesta quinta-feira na sede da Embraer, em São José dos Campos. O novo jato é o 23º da frota da Azul, que atende 23 destinos no Brasil. ... "A parceria entre a Femam, a Azul e a Embraer é de extrema importância para as ações de conscientização sobre a causa do câncer de mama, que ocorrem há três anos no Brasil: o Outubro Rosa", afirmou Maira Caleffi, presidente da associação, lembrando que o mês é um marco na prevenção da doença.


Professor Edson Arantes do Nascimento - nosso amado Pelé, amigo de velha data - apresenta o Programa Esportivo Lúdico Escolar em encontro com a imprensa nacional no dia 15 de outubro, em SP. Como homenagem a todos os educadores brasileiros, o dia 15 de outubro foi escolhido para o lançamento de um dos projetos de educação relacionado ao esporte mais moderno e abrangente de todo o País. Idealizado pelo professor de Educação Física Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, nasce o Programa Esportivo Lúdico Escolar (PELE), que vem revolucionar esse setor tão carente de nosso sistema de ensino, tendo como foco principal a inclusão social por meio da promoção da atividade esportiva.

Elaborado com a supervisão direta do atleta do século, o PELE consiste em um completo programa de aulas direcionado ao aprendizado da atividade física e esporte. Além de enfatizar os benefícios da prática esportiva, mostra as possibilidades profissionais relacionadas ao esporte, seu papel no convívio social, regras e técnicas dos esportes escolhidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para as Olimpíadas Escolares, e estimula comportamentos implícitos em seus princípios como o respeito ao próximo, o trabalho em equipe, a competitividade, o autocontrole, a disciplina e o companheirismo. “Com a ajuda de um time de campeões, eu realizo um grande sonho da minha vida, que é contribuir de forma lúdica e eficiente para um futuro mais seguro, saudável e promissor para as crianças e adolescentes de nosso País”, conta o rei do futebol.

O PELE é uma ferramenta de apoio ao professor e ao aluno, que inclui videoaula, material de suporte impresso e site interativo de apoio virtual, que compreende textos e atividades lúdicas. Todo o conteúdo foi desenvolvido com a supervisão de uma equipe multidisciplinar da REDE – Rede de Ensino Desportivo (www.portalrede.com.br), composta de professores experts do mundo esportivo. O programa tem ao todo 12 temas diferentes, sendo que cada um aborda um aspecto do universo esportivo em dois módulos. No módulo básico os temas são Esporte e Cidadania; Saúde e Esporte; Profissões e Oportunidades; Sustentabilidade e Meio Ambiente; e Esportes Olímpicos. Já no módulo técnico-esportivo o conteúdo está dividido em: Jogos Educativos, Atletismo, Basquetebol, Futsal, Handebol, Voleibol e Judô. Os 12 temas que compõem o programa apresentam linguagem e conteúdo próprios para seis diferentes faixas etárias, que compreendem todas as séries do Ensino Fundamental e o 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. À frente da comissão responsável pelo conteúdo pedagógico, estão os Professores Fernando Lobo e Luiz Delphino. “Cada detalhe deste projeto foi pensado com o objetivo de manter o interesse dos alunos pelo assunto não apenas na sala de aula, mas também em seus momentos de lazer, no seu dia a dia. Por isso, cada aluno recebe um nome e senha que permite acesso ao programa a partir de qualquer computador, sendo direcionado para o conteúdo condizente com sua faixa etária”, explica Lobo.

Por exemplo, no módulo Esporte e Saúde, destinado à faixa etária de 13 a 14 anos, o aluno poderá aprender a realizar movimentos das mais variadas formas, velocidades com diferentes objetivos, inclusão de intensidades e controle postural. Os módulos são administrados pelos próprios professores em sala de aula. Mas antes de transmitir o conhecimento aos alunos, o professor deve passar por uma capacitação Após este processo, o professor estará preparado para desenvolver o programa em sua escola, atuando como mediador do conteúdo virtual. Além disso, o professor poderá propor atividades lúdicas com foco esportivo, envolvendo alunos e seus familiares, e fixando o aprendizado adquirido.

Serviço: Hotel Golden Tulip Belas Artes (R. Frei Caneca, 1.199, São Paulo) -  15 de outubro de 2010 (sexta-feira) - Horário: 10h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário