quinta-feira, 14 de outubro de 2010

OS MINEIROS SAEM DO ÚTERO DA TERRA, PARA A VIDA

Uma repórter da CNN ilustrou muito bem as imagens dizendo: "Os mineiros saem do útero da terra para a vida. A canção de Violeta Parra (Chilena), Gracias a la Vida, cantada por Mercedes Sousa diz muito bem tudo isso.




Eram 17 milhões de chilenos chorando de emoção, buzinando e cantando, quando o último dos 33 mineiros, Luis Urzua, chefe do grupo, foi resgatado ontem às 21h55. Depois de 70 dias presos a quase 700 metros de profundidade, tendo sobrevivido 18 dias com duas colheradas diárias de atum, os sobreviventes foram retirados com sucesso em uma das mais complexas operações de salvamento da história. Na principal praça de Copiapó, cidade mais próxima da mina San José, mais de 3 mil pessoas dançaram, cantaram o hino chileno e choraram. quando o presidente do país, Sebastián Piñera, segurando a mão de Urzua, agradeceu aos mineiros.


Sebastian Piñera,
presidente do Chile,
 recepciona Luis Urzua,
o último mineiro resgatado.
"Estamos orgulhosos dos 33 mineiros que deram um exemplo de companheirismo e solidariedade. Estamos orgulhosos das milhares de pessoas que tornaram possível o resgate de vocês." Urzua respondeu.

"Estou lhe entregando o turno e espero que isto não volte a ocorrer."

O resgate de todos os 33 mineiros,foi possível graças à cápsula Fênix 2, de pouco mais de 53 cm de diâmetro, a bordo da qual os mineiros atravessaram o estreito túnel aberto pela perfuradora sueca Schramm T-130.
Cápsula  FÊNIX.

 

O salvamento, que começou tenso nas primeiras horas da madrugada de ontem, tornou-se mais rápido no decorrer do dia, permitindo que a operação, prevista para durar 48 horas, se encerrasse em 24 horas. Depois de o sol raiar no Deserto do Atacama, a equipe já conseguia retirar um operário a cada 40 minutos. Até então, um resgate era registrado a cada hora.

Segundo o ministério da Saúde, apenas dois mineiros apresentaram problemas de saúde mais sérios: um está com pneumonia aguda, outros com infecção dentária e problema cardíaco - o governo chileno, no entanto, não informou a identidade deles.

O custo da espetacular operação de resgate foi mantido em sigilo pelo governo do Chile. Da ação, participaram ainda empresas, como a estatal Codelco, maior companhia mineradora do país, a Marinha chilena e a Nasa, agência espacial americana, que ajudou na assistência médica e psicológica dos mineiros durante o período de confinamento.

Agradeço a colega Joanna Prado, super querida, a indicação deste material. Estamos acompanhado tudo de perto. O problema influenciou todas as Nações. Somente aqueles, sem noção é que estão sem sentir coisa alguma. E o que mais existe neste mundo são os "sem noção"!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário