segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O SWU - STARTS WITH YOU - AGITA ITU

Eduardo Fischer.
Quem já ouviu falar sobre o Protocolo de Quioto, a Conferência de Copenhague e de reuniões entre países para reduzir a emissão de gases poluentes, e se interessa para saber o que isso tudo tem a ver com a sua vida, no mínimo está entendendo o evento SWU na cidade de Itu. O SWU (Starts With You – Começa Com Você) é um movimento de conscientização em prol da sustentabilidade que tem o intuito de mobilizar o maior número possível de pessoas em torno da causa, mostrando que, por meio de pequenas ações, com simples atitudes individuais do seu dia a dia, é possível ajudar a construir um mundo melhor para se viver. O movimento nasceu da iniciativa de Eduardo Fischer, presidente do Grupo Totalcom, e parte da convicção de que pequenas atitudes podem gerar grandes mudanças.

Não poder resolver os grandes problemas do noticiário não significa que você está de mãos atadas. A primeira coisa que você pode fazer para salvar o planeta é fazer alguma coisa. Simples assim. Mude hábitos, mostre que é possível e, desta forma, contagie aquele que está aí, do seu lado. Começa com você!

Uma empresa jovem e brasileira que desponta como a grande boa surpresa do mercado de entretenimento, fundada por músicos e fãs de música, a The Groove Concept realiza festivais e eventos com um conceito próprio e vê o mercado de show business sob uma ótica particular. Trabalha a partir do entendimento de que um show ao vivo pode ser muito mais do que uma apresentação musical, tornando-se uma experiência inesquecível para o público e para o artista. Promove megaconcertos com os maiores nomes do pop rock universal e regional, com a produção de festivais e turnês pela América do Sul, Cria conexões entre bandas e trabalhos conceituais, reunindo, em um só evento, arte, cultura e sustentabilidade, diferencial que vem conquistando o mercado brasileiro.
Rony Fischer.

O SWU Music and Arts Festival é o grande marco de celebração do movimento. Uma experiência memorável que vai combinar música e arte nos dias 9, 10 e 11 de outubro na Fazenda Maeda, localizada no município de Itu, a cerca de 70 km de São Paulo. O evento ocupará um espaço de arena de 200 mil metros quadrados e está preparado para receber milhares de pessoas ao longo dos seus 3 dias de duração. E não é só de boa música que será feito o SWU. O movimento trará também para os seus participantes, ao longo dos três dias de duração do evento, o Fórum Sustentável, palco onde especialistas, pensadores, políticos, empresários e representantes de entidades não governamentais discutirão com o público alguns dos principais temas da sustentabilidade no século 21.

O publicitário Eduardo Fischer organizou jantar em torno dos palestrantes do fórum de sustentabilidade que acontece no Festival SWU Music & Arts, nessa sexta-feira (8), em seu espaço, em Moema. Super descontraído, o jantar comandado pela banqueteira Neka Menna Barreto, com direito a comidas típicas brasileiras como acarajés e palmitos. 

Karina e Paloma Fischer.
Teve samba para os estrangeiros, e gostaram tanto que sambaram até meia-noite, já que todos tinham que se preparar para viajar, no sábado de manhã, para Itu.

Entre alguns convidados: Gary Schwartz, Drummond Lawsan, Ruma Bose e Stu Newton, Leonard Schelesinger.  

Quem assistiu amou. Nem tudo foi só falta de lamaçal ou poeira, muito menos calor de rachar. No sábado, primeiro dia do Festival SWU - Music + Arts, realizado na Fazenda Maeda, em Itu, interior de São Paulo, foi o frio de ranger os dentes. Quem foi de shorts ou regata, se esquentou ao som das atrações musicais do dia: banda americana Rage Against The Machine e os brasileiros Os Mutantes e Los Hermanos. Foram 24 apresentações distribuídas em quatro palcos, totalizando mais de 20 horas de música.

Os shows começaram pontualmente e animaram o público até as 2 horas da manhã. Segundo a organização, 48 mil pessoas passaram pelo evento nesse primeiro dia.

Boa parte delas, não tinha nenhuma consciência de que tudo aquilo era um festival em prol da sustentabilidade. Jogavam latinhas e garrafas de plástico no chão, usavam qualquer canto como banheiro - sendo que, de acordo ainda com a organização, mais de mil banheiros químicos foram colocados à disposição do público.


Quem estava lá, mais interessado em música. O destaque do dia foi a esperada apresentação da banda Rage Against The Machine, em sua primeira passagem pela América do Sul. O set list foi arrasador, composto apenas de sucessos, como os clássicos "Killing in the Name", "Calm as Bomb", "Freedom" e "Wake Up"; solos de Tom Morello, na guitarra, que apresentou de forma brilhante as canções, assim como elas foram gravadas no estúdio.... Da formação original, só restaram o guitarrista Sérgio Dias e o baterista Dinho Leme..... 


Joss Stone.

A banda Os Mutantes continua muito boa. Nos vocais, Bia Mendes, grávida, fez sua leitura dos sucessos, um dos pontos altos do dia. Marcelo Camelo e Rodrigo Amarante nas primeiras músicas - cantadas a plenos pulmões pelo público - Camelo se mostrou apático. Amarante não parava de dançar e interagir com a plateia. Em "Morena", Amarante errou notas do solo, teve de afinar sua guitarra em vários momentos...... O Brothers of Brazil, dupla João Suplicy e Supla, abriu a programação do Palco Água cantando as músicas do primeiro disco, "Pankanova", e versões inusitadas como "Pokerface", de Lady Gaga, releituras de Chico Buarque e Jorge Ben Jor.... Os goianos do Black Drawing Chalks foram uma das surpresas do evento. Responsáveis por um dos shows mais altos do evento e pela abertura do Palco Ar. ...... O powertrio do Cuiabá Macaco Bong assumiu um dos palcos principais do festival, com rock instrumental e pouca interação com o público.....

O The Mars Volta tocou apenas cinco músicas que sem dúvidas mudaram a vida de muito dos presentes. Depois de assistir a um show da banda, dificilmente algum outro guitarrista irá soar tão preciso como Omar Rodriguez, fundador da banda......

Dave Mathews Band.
O Rage Against the Machine fechou os shows em um dos dois palcos principais. Todos se concentraram no palco Água, onde a banda tocava. Foi a banda mais esperada do primeiro dia do evento, responsáveis por um dos maiores e mais complexos shows da noite, e levou o público ao delírio ao tocar "Killing In The Name Of", o maior hit da banda.

Na agenda deste domingo, um arrazo com Sublime with Rome, Joss Stone, Regina Spektor, Dave Mathews Band e os brasileiríssimos Capital Inicial, Jota Quest e Otto.


Kings Of Leon.

Houve muita confusão também por conta da invasão da pista premium.

A grade de segurança não aguentou a fúria dos fãs e acabou cedendo - o que, por sinal, já era esperado. Vamos torcer para que essa falha seja corrigida para os outros dias.









Nenhum comentário:

Postar um comentário