domingo, 17 de outubro de 2010

NOSSA HOMENAGEM AO GAIARSA

A pâtisserie francesa Ladurée assinou com o estilista britânico John Galliano, para edição limitada de macarons. Os docinhos foram criados para celebrar o lançamento de Parlez-moi d’Amour, o novo perfume do diretor-criativo da Dior.

O produto será vendido em embalagens de três tamanhos diferentes, que chegam a Ladurée ainda em outubro.


Anne Hathaway é a capa da “Vogue” norte-americana de novembro. Na foto, clicada por Mario Testino, Anne está posa com um vestido de gala vinho e cabelos presos.

Morreu sábado aos 90 anos, enquanto dormia, o psiquiatra e psicanalista José Ângelo Gaiarsa, que durante dez anos, de 83 a 93, apresentou um quadro diário em um programa da TV Bandeirantes em que respondia, ao vivo, dúvidas dos telespectadores. Várias vezes durante minhas apresentações no meu programa Dia-a-Dia
 
Conhecido como autor de mais de 30 livros sobre família, sexualidade e relacionamentos, Gaiarsa manteve posições desconcertantes e polêmicas: defendia o relacionamento aberto, questionava a idéia de a maternidade ser uma maravilha absoluta e condenava a instituição do casamento e da família. Formado em 46 pela Faculdade de Medicina da USP, José Angelo Gaiarsa, foi primeiro aluno da turma durante todo o curso médico. Especialista em psiquiatria pela APM desde 53, foi professor de três faculdades de psicologia e introdutor de W. Reich no Brasil, assim como iniciador oficial das Técnicas Corporais em Psicoterapia.

Gaiarsa.

Autor de vários livros de sucesso como o Tratado Geral Sobre a Fofoca, Espelho Mágico, Sexo, Reich e Eu, As vozes da Consciência, Couraça Muscular do Caráter, Gaiarsa valoriza acima de tudo seus 60 anos de trabalho como psicoterapeuta, com mais de 80 mil horas de escuta e observação paciente e atenta de milhares de pessoas. Segundo ele, dois terços dessas horas eram falas --melhor, queixas-- contra a família, brigas entre pais e filhos, mães e filhos, marido e mulher, parentes e parentes...


Gaiarsa ficou conhecido por essas posições desconcertantes e polêmicas. Defendia o relacionamento aberto, questionava a idéia de a maternidade ser uma maravilha absoluta e condenava a instituição do casamento e da família. O psiquiatra se casou e se separou cinco vezes. A primeira união seguiu os moldes convencionais --ficou 25 anos ao lado da mulher, teve quatro filhos e oito netos. Nos relacionamentos subsequentes, pôs em prática a idéia do amor livre, vivendo relacionamentos abertos. Não acreditava na monogamia, mas costumava dizer que o amor livre funcionou melhor para as ex-mulheres que para ele próprio. Nas frases abaixo, pinçadas em seus diferentes livros, procurei reunir aquilo que me parece expressar mais fielmente o seu pensamento e a sua vida. Ambos polêmicos, inquietos e provocadores. Com um detalhe muito significativo: Gaiarsa não é nenhuma criança. Ele já tem bem mais de 80 anos. E nem por isso entregou os pontos. Ou abandonou a luta.


O defensor de formas mais livres de amor, já foi chamado por muita gente de terrorista social. O que certamente só pode lhe agradar. “As mães são o maior partido conservador do planeta. As mães são o DNA da tradição social.”... “O pior inimigo da iluminação é a explicação, a argumentação, o esclarecimento verbal.”.. “Todo mundo sofre com a família, mas todos tendem a achá-la maravilhosa.”... “O amor nos tira do mundo habitual e vai criando um revolucionário , um fora-da-lei, um marginal, isto é, um agente da transformação social.”... “O drama é este: o que mais nego em mim é o que mais aparece em mim”... "Somos todos policiais do sistema. Todos vigiam todos para que ninguém faça o que todos gostariam de fazer. Somos todos carcereiros e prisioneiros.".... “O amor é o fim da dominação e da opressão. Só o amor pode nos humanizar, e a família é o principal obstáculo à expansão do amor entre as pessoas.”.... "Quem conseguiu impedir sua criança de ser excessivamente bem educada, conserva a capacidade de perceber e reagir ao novo. Atitude verdadeiramente característica da infância--como também curiosidade e entusiasmo permanentes.”... “As pessoas muito contidas e controladas são velhas desde o começo.”... “Aos cinco anos de idade já aprendemos 80% de tudo o que vamos aprender na vida--sobre a vida.”.... “A maior e mais frequente doença dos brasileiros --tirando a fome -- é a hipocondria. Brasileiro adora se dizer doente, e há mais farmácias no Brasil do que em qualquer outro país do mundo.”... "Só crianças muito oprimidas e anuladas fazem gritarias e exigências desencontradas.”.... "Anos e anos sofri do complexo de não ser machão. Nunca consegui uma aproximação amorosa ou sexual improvisada. De estar num bar, encontrar alguém na rua ou numa festinha, dançar, propor e acabar num motel. Só consegui me realizar sexualmente dentro de relacionamentos mais pessoais, mais duradouros, levando em conta o personagem, sua vida, sua história. Insisto, eu morria de inveja do machão; não conseguia fazer o que ele fazia. Mas fui aprendendo alguns modos de amor de fato bons.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário