quarta-feira, 27 de outubro de 2010

LVMH COMPRA PARTE DA HÉRMES E VAI CONSTRUIR HOTEL DE LUXO NO BRASIL

LVMH compra participação na marca Hermès. Trata-se de um conglomerado de marcas de luxo que inclui a Louis Vuitton. Aumentou para 17,1% sua participação no controle da Hermès. Conforme comunicado emitido neste sábado (23/10).

A nota afirma que "o objetivo da LVMH é ser um acionista de longo prazo da Hermès e de contribuir para a preservação do caráter familiar e francês [da empresa], que está na origem do sucesso mundial dessa marca emblemática".  O grupo francês comprou 15,016,000 ações ou 14,2% da Hermès e, com o aporte de 1,45 bilhão de euros, a empresa passa a deter 17,1% do capita da empresa. Na nota, o grupo LVMH afirma que "não pretende nem apresentar uma oferta pública de compra nem tomar o controle da Hermès nem solicitar representação no Conselho de Supervisão dessa empresa". A LVMH dará um apoio sem reservas à estratégia conduzida pela família fundadora e pelas equipes dirigentes, que fizeram dessa marca um dos mais belos florões da indústria do luxo".

O movimento da LVMH coincide com um momento de alta das ações da Hèrmes, que subiram mais de 65% desde julho. A empresa, pertence basicamente a um grupo familiar, que possui 70% das ações. Saiu em todas as mídias sobre a compra por aproximadamente 2 bilhões de dólares. Dizem, a negociação foi um takeover hostil envolvendo familiares! Parte dela, vendeu seus ativos, sem consultar a outra parte. Agora, os que ficaram, estão reunidos tentando proteger o restante das suas ações, pois não querem perder o controle acionário da marca para o conglomerado. Fontes dizem que Bernard Arnault está pronto para atacar. De olho e escuta, porque ele não brinca em serviço!

O último caso famoso de takeover no mundo das marcas de luxo, foi a venda da Gucci. Mas esta briga foi de gigantes. Tanto o LVMH, quanto o PPR, lutaram fervorosamente pela empresa. Se quiserem saber um pouco mais sobre a venda da Gucci para o grupo PPR leiam o livro.

Louis Vuitton construirá hotel de luxo no Brasil. O empreendimento brasileiro terá o mesmo padrão do Le Cheval Blanc, na França, cuja suíte mais cara custa 33 mil euros por dia.

O grupo LVHM, controlador de marcas de luxo como Louis Vuitton, tem planos de abrir um hotel de luxo no Brasil, além de outras sete cidades do mundo. O anúncio foi feito por Céline Kay, diretora do Le Cheval Blanc, o primeiro (e até agora único) hotel do grupo no mundo, situado na estação de esqui de Courchevel, na França.

Sem mencionar em qual cidade deverá ser construído, Céline diz que o Brasil está na mira do grupo, levando em consideração a relevância econômica do país e a representatividade da classe alta brasileira. "Temos certeza de que replicar nosso formato de hotel de luxo no país terá uma boa aceitação. Mas num formato tropical, é claro", diz.

O formato em questão consiste em fazer de um hotel uma espécie de porta-bandeiras para as marcas da LVMH e ser uma referência entre os lugares de hospedagem de luxo. Situado a 1850 metros de altura e ao lado de grandes estações de esqui, os quartos são frequentados não por quem quer, mas por quem pode pagar. A média de preços do hotel é de 2500 euros - por dia. Mas ele também tem a façanha de abrigar um dos quartos mais caros do mundo, cuja diária custa 33 mil euros (cerca de R$ 70 mil).

Entre as extravagâncias do Le Cheval Blanc, imerso entre as montanhas de neve dos alpes, está um colar gigante colocado na frente da fachada. Todo feito em cristais. Escolha do próprio Bernard Arnault, o sócio majoritário do grupo LVMH.

Arnault entrou no ramo da hotelaria por acaso. Ele comprou um velho hotel na cidade de Courchevel para passar algumas semanas durante o inverno para esquiar. Como a lei local não permite que os prédios ocupados por hotel sejam de propriedade privada, ele decidiu fazer do edifício um hotel de luxo aberto ao público. A suíte principal é frequentada por ele durante uma semana da temporada de inverno. O restante do tempo, o quarto fica alugado. São 650 metros quadrados, entre os quais se encontram luxos de toda a sorte. O hóspede conta com uma pessoa para desfazer as malas e arrumar tudo de novo na hora de ir embora. Também conta com elevador privado, máquina de café espresso, um mordomo exclusivo, uma sala de esqui e uma sala especial para crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário