quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Lilica, o rabugento e o leão banguela

Em 2006, contemplado com um prêmio do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, o ficcionista e editor Felipe Greco deu início a um projeto literário para abordar temas do cotidiano, como: abandono de crianças, de animais e de idosos.

Com o juvenil Memórias do asfalto (Desatino, 2006), que fala de exploração e abandono de crianças e adolescentes, o autor pôde instigar o leitor jovem a refletir um pouco sobre a nossa realidade de desigualdade social...

Agora, com outro texto selecionado pelo ProAC da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, desta vez um infantil, Greco retoma o tema “abandono”... e fala de maus-tratos e abandono de animais domésticos, animais selvagens explorados em espetáculos circenses e também de outra questão muito importante e atual: bullying.

Em Lilica, o rabugento e o leão banguela, com ilustrações modernas e divertidas do também gaúcho Gilmar Fraga, conheceremos a história de uma cadelinha recém-nascida que foi abandonada em frente a um antigo edifício de São Paulo... Ela é adorável e logo no início você quer adotá-la.


Felipe Greco.

Resumo: Lilica desejava muito encontrar um dono. Olívio, bem no fundo, só queria voltar a ser o mesmo de antes. César, nascido e criado numa jaula de circo, sonhava em um dia poder roçar a juba no tronco das árvores. Uma cadelinha de rua, um velho rabugento e um leão banguela, três personagens que viviam em mundos diferentes, mas que o destino resolveu juntar em uma aventura encantadora e cheia de surpresas. Uma história simples, que podia ter acontecido ontem ou hoje, longe ou perto de você.

Para o autor: Criança sempre vale a pena. São elas que, por já nascerem com essa paixão pelos animais e pela natureza, podem começar a mudar/consertar tudo o que nós, adultos, não soubemos fazer direito.

Foi para as crianças que escrevi este livro, como uma forma de pedir desculpas pelo que a minha e outras gerações fizeram de errado com os animais e com a natureza de modo geral. Lilica, o rabugento e o leão banguela é uma obra para ser saboreada por leitores de todas as idades. Com certeza e assino embaixo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário