terça-feira, 5 de outubro de 2010

GRANDE EXPOSIÇÃO ARTE BUNKYO 2010

Abertura da Grande Exposição de Arte Bunkyo 2010. A quarta edição do evento, organizada pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social, começou no sábado 2 e reúne obras de novos artistas e de nomes consagrados. Comemorando os 55 anos de fundação do Bunkyo, no dia 2 de outubro, foi inaugurada a 4ª Grande Exposição de Artes Bunkyo, que neste ano conta com 268 trabalhos feitos por 152 artistas, todas à venda. A arte ocupa espaço na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo).


Jorge Yamashita (Vice-Presidente do Bunkyo),
Ken Mabe, Victor Kobayashi,
Consulesa Eiko Obe e
 o Cônsul Kazuaki Obe,
Dan Mabe, Akio Ogawa.



Luci Júdice Yizima fotografou o grande evento e hoje assina as fotos aqui na coluna. Quadros, esculturas, trabalhoso manuais compõem a mostra que atrai mais não nikkeis artistas. Dos 163 inscritos, 70% não tinham ascendência japonesa. Do total de 403 obras recebidas, 268 foram selecionadas para compor a mostra.

Na premiação principal, os nikkeis foram maioria na conquista da medalha de ouro. Yoko Gokita ganhou na categoria Arte Biten com uma obra de palmeira pin-tada em óleo sobre tela. Marcelo Tokai e Luciane Y. Sakurada venceram em Arte Craft, com uma peça de cerâmica. Já a categoria Arte Contemporânea ficou com a colagem de Dulcineia Pimentel Oliveira Montico.

Foram mais de 400 obras recebidas e expostas cerca de 300. Este ano, o nível de qualidade aumentou e tivemos uma receptividade grande, principalmente dos não nikkeis, que têm bastante confiança no nosso trabalho. Hoje, duas exposições de grande credibilidade são consideradas em São Paulo: a do Centro Cultural Britânico, que conta com Kenichi Kaneko, e do Bunkyo”, diz Elza Oda, presidente da Comissão Organizadora da mostra. Segundo ela, a falta de um espaço único e maior na entidade dificultou ainda mais a seleção dos trabalhos. Em outros anos, uma sala foi usada para abrigar algumas das obras, porém artistas se sentiram menosprezados por não ocuparem o Grande Auditório.


A quarta edição do evento, organizada pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social, começou no sábado 2 e reúne obras de novos artistas e de nomes consagrados. Responsável pela organização do evento, Elza Oda é a presidente da Comissão de Artes Plásticas do Bunkyo. Jorge Yamashita, vice-presidente do Bunkyo, discursa durante a abertura da 4ª Grande Exposição de Arte Bunkyo 2010.

Fazer com que, no mesmo espaço, os visitantes possam admirar obras de novos artistas (ainda) desconhecidos, assim como trabalhos de referências artísticas nacionais - como Yutaka Toyota e Shoko Suzuki. A democrática proposta é da Grande Exposição de Arte Bunkyo 2010, que acontece entre 3 e 17 de outubro, em São Paulo.

Este ano, as comissões de Artes Plásticas e Arte Craft da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social (Bunkyo) receberam inscrições de 403 obras, feitas por 163 novos artistas. Para integrar a exposição, foram selecionados 268 trabalhos. As comissões premiaram os melhores nas categorias “arte contemporânea”, “arte craft” e “arte biten”, com medalhas de bronze, prata e ouro, além de menções honrosas. “O objetivo é fazer com que todos entendam que a arte não tem fronteiras. Não consideramos que existam tipos de arte mais refinados que outros. Não importa se a obra é figurativa ou não-figurativa; o mérito está no valor do artista e no empenho que ele coloca no trabalho”, disse Elza Oda, organizadora do evento e presidente da Comissão de Artes Plásticas do Bunkyo, durante o evento de abertura da exposição, dia 2 de outubro.

O nível este ano está bastante alto”, opinou Marcelo Tokai, de Cunha (SP), medalhista de ouro na categoria “arte craft”. Marcelo participou de outras duas edições da exposição, sendo que, em 2009, conquistou a medalha de bronze ao lado de sua esposa, Luciane Sakurada. “Como prêmio dos patrocinadores, ano passado, recebemos argila para cerâmica artesanal. Com o material, construí a peça que ganhou o prêmio este ano. A exposição permite que artistas como eu ganhem credibilidade”, contou.

Os convidados especiais este ano, que também expõem trabalhos no evento, são os artistas Fang, Claudio Tozzi e a ceramista Shoko Suzuki.

 
Exposição: 3 a 17 de outubro (exceto dia 12 – feriado) - Segunda a sexta, das 12h às 18h; Sábados e domingos, das 10h às 18h; Último dia: 17 de outubro, das 10h às 15h.
Onde: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social - Rua São Joaquim, 381 - Liberdade – São Paulo – SP (próx. Metrô São Joaquim). Entrada gratuita. Informações: (11) 3208-1755 ou bunkamatsuri@bunkyo.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário