quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A EDUCAÇÃO É A RESPONSÁVEL PELA IMPORTÂNCIA DO MEIO AMBIENTE SEGUNDO TONY BLAIR

Tony Blair no Anhembi
O ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair esteve na Universidade Anhembi Morumbi na manhã desta terça-feira, 26 de outubro, a convite da instituição de ensino e da Laureate International Universities. No evento, a senadora Marina Silva, o senador Eduardo Suplicy, o secretário de educação de São Paulo, Alexandre Schneider e o candidato do PV ao Senado, Ricardo Young. O ex-primeiro-ministro falou sobre a importância da educação para o desenvolvimento do País e dos principais desafios para o setor no cenário atual. O encontro foi transmitido mundialmente para todas as universidades da Rede Laureate, que reúne 600 mil alunos, mais de 50 instituições, em 24 países.

Durante sua palestra, o ex-primeiro-ministro ressaltou alguns pontos que considera primordiais para o desenvolvimento da educação, entre eles inovação, comprometimento, qualidade e oferta ampla, para todos de forma igualitária. “O compromisso com a educação diz muito sobre um país. Nenhuma nação que queira ter sucesso, conseguirá se não colocar a educação no topo de sua agenda de prioridades”, afirmou. Segundo o ex-primeiro-ministro, os desafios para o setor no Brasil são os mesmos encontrados em outros países. “Examinando a situação do Brasil vemos que as matrículas, a alfabetização e as pesquisas acadêmicas estão aumentando, mas ainda tem muito a ser feito”.
 
Na última parte do evento, Blair respondeu às perguntas de três estudantes da Universidade presentes na plateia. Em uma das questões, enviada pela aluna Marisa Prado, o ex-primeiro-ministro falou sobre a relação entre sustentabilidade, educação e igualdade social. “Acredito que existe uma confluência entre esses temas. Percebemos que a educação é a principal responsável para essa conscientização sobre a importância da questão do meio ambiente, além de ser o melhor meio de acabar com a desigualdade social”, concluiu.


Professor Denis Reade

O CEO e vice-reitor da Anhembi Morumbi, Ricardo Grau, iniciou o encontro ressaltando a importância da visita. “É uma honra receber Tony Blair e ter o privilégio de compartilhar um pouco de sua experiência internacional na área”, afirmou. “O Sr. Blair inspirou muitos dos princípios da Rede Laureate”, explicou Luis López, e CEO da Laureate, durante a abertura do evento. Em seguida, Gabriel Mário Rodrigues, reitor da Universidade, falou sobre o cenário da educação superior no Brasil, no qual apenas 13% da população têm acesso à universidade e 75% são atendidos pela rede particular, evidenciando a importância do ensino privado na formação dos jovens. “Não é possível pensar num mundo globalizado e em desenvolvimento sustentável sem pensar nos desafios de oferecer educação de qualidade para todos. Para atender às necessidades culturais, econômicas e sociais da sociedade atual é necessário oferecer uma educação superior ampla, focada no mercado de trabalho”, concluiu Gabriel Mário Rodrigues.
 
Atualmente, Tony Blair trabalha no Oriente Médio como representante, ajudando os palestinos a preparar o Estado, como parte do esforço da comunidade internacional para garantir a paz. Ele fundou a Tony Blair Faith Foundation para promover o respeito e a compreensão entre as religiões e incentivar a fé como uma força para o bem no mundo moderno.
A Laureate International Universities é uma rede global de mais de 50 universidades e instituições on-line de ensino superior que oferece graduação e pós-graduação para cerca de 600 mil alunos ao redor do mundo.
Blair falou ainda que outra maneira para ajudar essa causa é a educação e a conscientização da população sobre hábitos de consumo mais sustentáveis e menos destrutivos. “Se temos que persuadir o nosso povo quanto aos benefícios sobre a adoção de novas formas de consumo, é necessário ter sinceridade quanto a isso. Não se pode dizer que uma pessoa não poderá comprar um carro, mas sim mostrar alternativas de consumo para ela. Essa mudança de hábitos terá um preço, mas é imprescindível para a preservação do planeta”, disse.

Ao final da palestra de Tony Blair, o prpf. Denis Reade reforçou os pontos levantados pelo palestrante junto aos presentes no campus Vila Olímpia. Para encerrar a palestra, Tony Blair destacou que os responsáveis por solucionarem efetivamente esses problemas são os atuais e futuros empresários e não os protestantes com cartazes nas ruas. Como conclusão, deixou a seguinte mensagem: “Desejo que as novas gerações aproveitem o mundo tão bem quanto pudemos aproveitar”. Segundo o professor da Escola de Negócios e Direito da Anhembi Morumbi e mediador da transmissão da palestra no campus Vila Olímpia, Denis Reade, os assuntos tratados por Tony Blair são de grande relevância para os alunos que assistiram ao evento na Universidade, e, em especial, para os alunos de Administração que estavam presentes. “Esses alunos serão os empresários do amanhã, dos quais Tony Blair se referiu”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário