terça-feira, 17 de agosto de 2010

65 anos do fim da 2ª Guerra Mundial na Big Apple

As comemorações aos 65 anos pelo término da 2a. Guerra Mundial, virou loucura em New York.

Nossa colaboradora, jornalista, enviou fotos tiradas por ela, Marta Gaynor, e mostra o buxixo que o Prefeito Michel Blomberg organizou: liberou geral a Broadway e Times Square só para turistas e moradores da Big apple. O que ficou maus, foi uma New York parecendo "cidade sitiada", segundo Marta, com muitos militares em toda parte.

Ao mesmo tempo, centenas de casais se beijavam em frente a estátua em Times Square, Nova York. Os casais americanos comemoraram com um grande beijo os 65 anos do fim da 2ª Guerra Mundial perto da estátua que reproduz o famoso beijo entre um marinheiro e uma enfermeira em Times Square, Nova York.

No dia 14 de agosto de 1945, o então presidente americano Harry Truman anunciou a rendição do Japão e o esperado fim da guerra.

A notícia foi recebida com grande alegria nas ruas americanas e, em um ato de espontaneidade, um marinheiro anônimo beijou todas as mulheres que passeavam pela praça em Nova York. O fotógrafo Alfred Eisenstaedt captou com sua câmera o beijo que o marinheiro deu em uma jovem enfermeira que passava por ali e que, com o passar do tempo, se tornou um símbolo do V-J Day, o Dia da Vitória sobre o Japão.

Em torno da estátua, em Times Square, centenas de casais de todas as idades se reuniram e todos se beijaram ao mesmo tempo para lembrar o dia.


O evento foi organizado por uma aliança de organizações e indivíduos ligados à campanha "Keep the Spirit of '45 Alive" ("Mantenha o Espírito de 45 Vivo"), para conscientizar as pessoas sobre os eventos de 1945.

A enfermeira que faz parte da icônica foto foi identificada posteriormente como Edith Shain e morreu em junho deste ano, aos 91 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário